Ações que promovem qualidade de vida

Assistência Social e Fundação Cultural promovem ações para os idosos do Ancionato Elze Benz

24/04/2018 - 08:54 hs
Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Timbó
Ações que promovem qualidade de vida
Residentes do Ancionato Elze Benz receberam visitas especiais na última semana

A Secretaria de Saúde e Assistência Social, em parceria com a Fundação Cultural de Timbó, promoveu no mês de abril duas ações com foco na qualidade de vida dos idosos. Na última semana, os residentes do Ancionato Elze Benz, de Timbó, receberam a visita dos professores da Escola de Música da Fundação. Já na manhã da última quinta-feira, dia 19, a proposta inverteu-se: alguns dos idosos do Ancionato foram visitar o Museu da Música de Timbó.

A proposta surgiu da parceria entre a Prefeitura de Timbó e o Ancionato Elze Benz. Joyce Andretti Silva, psicóloga da Assistência Social de Timbó, explica que semanalmente uma equipe da Secretaria de Saúde e Assistência Social visita o Ancionato, e propõe atividades diferentes, que saiam da rotina dos idosos. “Nosso objetivo é proporcionar contato com coisas diferentes, como, por exemplo, os instrumentos musicais, que muitos se quer conheciam pessoalmente, e que com isto eles tenham mais ânimo e alegria em seu dia-a-dia”.

De acordo com Jorge Ferreira, presidente da Fundação Cultural de Timbó, durante a visita dos idosos do Ancionato, a equipe do Museu da Música propôs algumas atividades lúdicas e musicais para os visitantes, como o “telefone sem fio sonoro” e o “balão musical”.

“A música estimula a interação entre os idosos e os mecanismos cognitivos, como memória, atenção, percepção, raciocínio e criatividade, além dos movimentos motores”, completou Ferreira. A visita encerrou com a apresentação de algumas canções populares entre o grupo, como “Luar do Sertão” e “Asa Branca”, que acompanhou em coro. “Estas ações são muito positivas para todos os envolvidos, tanto os idosos quando os músicos e educadores, criando uma grande integração social”, frisou Ferreira.