AutismoS: inclusão é informação

1º Seminário de Sensibilização do AutismoS, em parceria com a Uniasselvi, acontece no próximo dia 25

Por Aline Brehmer 26/04/2018 - 11:24 hs
Foto: Divulgação/Grupo AutismoS
AutismoS: inclusão é informação
Na foto as integrantes do grupo AutismoS: Fernanda Marins (vice-presidente e gestora de marketing),

“AutismoS é um grupo de quatro voluntárias independentes que não possuem ligações com Ongs ou associações e se uniram com o intuito realizar e promover projetos relacionados à formação, à sensibilização e à conscientização sobre o TEA de forma diferenciada e dinâmica”, essa é a definição dada pela presidente do grupo, Juliana Lanser Mayer, sobre a causa que é defendida.

E é através dessa iniciativa que acontece no próximo dia 25, uma quarta-feira, o 1º Seminário de Sensibilização do AutismoS, realizado em parceria com a instituição de ensino Uniasselvi. Fernanda Marins, vice-presidente, gestora de eventos e marketing do grupo, destaca que essa é uma ótima oportunidade para conhecer de perto a realidade e os desafios enfrentados diariamente pelos autistas.

“Para complementar isso, o evento traz informações sobre o que está sendo feito no Brasil e no mundo a respeito do futuro das pessoas que carregam essa condição, abordando também a influência do nível de independência para a qualidade de vida”, destaca a gestora operacional e secretária do grupo, Juliane Santa Maria.

Um diferencial da ação, conforme analisa a gestora pedagógica e tesoureira do grupo, Juliana da Silva Uggioni, é que haverá um momento de imersão do universo sensorial do autista. “Essa será a oportunidade para que os presentes possam vivenciar a forma como o autista vê e sente o mundo. Todos são bem-vindos para participar desse momento conosco”, convida.

Atribuições do grupo AutismoS:

a) trabalhar gratuitamente nos projetos desenvolvidos pelo grupo;

b) pesquisar, desenvolver e executar estratégias para a realização dos projetos;

c) procurar e contratar profissionais para cada tipo de projeto a ser desenvolvido;

d) procurar patrocínios e parceiros para financiamento dos projetos, caso seja necessário;

d) registrar e arquivar toda atividade desenvolvida pelo grupo;

e) apoiar familiares e profissionais em suas ações de educar as crianças e os adolescentes.

Programação do Seminário:

19h15min – Imersão “Ser Autista”, com Giselle Zambiazzi. O evento acontece no Teatro Michelangelo, na rua Engenheiro Udo Deeke, número 531 – bairro Salto do Norte, em Blumenau. Os ingressos custam R$ 20,00 (inteiro) e R$ 10,00 (meia-entrada).

“O Transtorno do Espectro Autista (TEA) virou protagonista na nossa vida, em algumas de nós, há mais de 13 anos, e as transformou em todos os sentidos: desde o diagnóstico às primeiras consultas; as informações e as desinformações; os mitos e as verdades; os profissionais atualizados e os desatualizados; a esperança e a desesperança.

Essa caminhada nos fez perceber que, se não buscássemos conhecimento, procurássemos grupos de apoio de pais para trocarmos experiências, criássemos grupos e entidades sobre autismo, ficaríamos no mesmo lugar. Então, tivemos que correr atrás de informações, de profissionais aptos para lidar com autistas, derrubar mitos para defendermos uma educação ampla, afetiva e inclusiva.

Entendemos ainda que autismos é no plural pela diversidade e complexidade do transtorno, além de defendermos que cada autista é único.

Nesse sentido, propomos descortinar o autista em sua individualidade, além de percebê-lo como um sujeito sociocultural, criador e protagonista de sua própria história, ou seja, o autista por aquilo que ele é, e não por aquilo que será.”

Grupo AutismoS