Corrida com Cães chega a Indaial

A Auf Canicross é um evento inédito na cidade e a primeira edição será no dia 6 de maio, junto ao Treme Terra Race

Por Aline Brehmer 27/04/2018 - 10:52 hs
Foto: Divulgação/Internet
Corrida com Cães chega a Indaial
Corrida acontece dia 6 de maio, a partir das 11h, no Parque Jorge Hardt

Um evento inédito está para acontecer em Indaial: a Auf Canicross – Corrida com Cães. E a atividade já tem data para acontecer, será no dia 6 de maio, das 11h às 12h no Parque Jorge Hardt (logo após a corrida do Treme Terra Race).

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Canil Padamis, a Treme Terra e a PódioMkt.

“É uma ideia que estamos trabalhando há algum tempo. No Carnaval Aventura deste ano, tivemos uma apresentação do Canil Padamis, que foi muito bem recebida pela população.

Foi quando conhecemos o Canicross, um evento já popular em outros países mas pouco conhecido no Brasil. Achamos que era uma modalidade incrível para aproximar cães e donos, promovendo a atividade física para ambos, afinal, animais também sofrem com o sedentarismo”, explica o diretor do PódioMkt e coordenador geral da Auf Canicross e Treme Terra Race, Anderson Lange.

Uso de peitoral e guia é exigido em todos os cães

Por se tratar da primeira edição do evento, será utilizada a estrutura do Treme Terra Race, viabilizando a realização da corrida. “Temos noção que serão poucos participantes para uma prova dedicada ao canicross. Justamente por isso surgiu essa ideia de fazer essa corrida junto no mesmo dia e local em que acontece uma prova com desafios já conceituada. A intenção é que possamos fazer um evento dedicado e forte da nova modalidade também”, esclarece Lange.

Ele destaca que os participantes devem seguir algumas normas caso queiram levar seus cachorros para participar, como colocar neles um peitoral e uma guia (a qual será presa por um cinto ao dono).

“É uma regra da modalidade que o cão e a pessoa estejam conectados durante todo o trajeto. Nós iremos disponibilizar esse cinco para uso durante a prova. Enquanto as pessoas aguardam o início da corrida, pedimos também que os cães usem focinheira, pois será um local com muitas pessoas”, alerta o coordenador do evento. Conforme explica Lange, essa será uma fase de testes, mas é possível que, adiante, a corrida aconteça também em diferentes cidades e datas.

Inscrição, premiação e percurso

Para quem se preocupa no formato em que a corrida vai acontecer, Lange adianta que ela se assemelha ao Cross Country, sendo assim, não vai ter obstáculos, mas vai acontecer em um terreno rural que pode apresentar trilhas e algumas barreiras naturais durante o percurso.

“Na edição de Indaial, por exemplo, durante os 3,1 quilômetros percorridos haverá trilhas naturais, subidas e trechos de terra. É um terreno bastante rico para uma prova assim.

Importante frisar que pensamos um trajeto que permita a participação de cães sedentários, para que todos possam concluir a prova sem problema”, garante Lange.

A inscrição pode ser feita até o dia 1º de maio no site www.inscrevame.com.br e o valor é de R$ 40,00. O limite máximo será de 50 participantes e haverá premiação de troféu para os três primeiros colocados.

Além disso, todos os participantes de finalizarem o percurso irão receber uma medalha de conclusão. “Na primeira edição não teremos diferentes categorias, mas, conforme o evento for crescendo, poderemos evoluir para o modelo de premiação”, comenta o coordenador do evento.

Por que participar?

Lange diz que, pelo fato dos cães serem animais cheios de energia e que sofrem muito com o sedentarismo, muitas vezes o mal comportamento que apresentam é reflexo do tédio e da falta de atividades, e deixa um convite para que as pessoas vivenciem essa novidade.

“O Auf Canicross surgiu com a ideia de incentivar o esporte nesse sentido. O que queremos e acreditamos que pode acontecer, é que pessoas saiam mais de casa, se movimentem e divirtam, e a relação com o cão pode ser o caminho para uma vida mais saudável.

Imagino um futuro próximo de pessoas treinando com seus cães em parques para a próxima edição do Auf Canicross – e tudo começa com uma pequena edição. Deixamos o convite para que as pessoas participem e permitam também aos seus fiéis companheiros de quatro patas essa experiência”.