Combate à gripe em Benedito Novo

Vacinação contra o tétano também será intensificada

27/04/2018 - 11:01 hs
Foto: Divulgação/Simepar
Combate à gripe em Benedito Novo
A Campanha Nacional de Vacinação contra influenza (gripe), em Benedito Novo, vai até dia 23 de junho

Vacinação nas Unidades Básicas de Saúde

UBS Alto Benedito, UBS Barra São João, UBS Santa Maria e UBS Dr. Ernani

Horário: 8h30min às 12h e das 13h às 16h.

Dia “D”

Em 12 de maio, dia “D” de mobilização nacional, todas as Unidades de Saúde do município ficarão abertas para vacinação. Horário: das 8h às 17h, sem fechar pra almoço (quem for para vacinação neste dia ganhará um brinde).

O público alvo são os idosos (60 anos ou mais), crianças de seis meses a cinco anos incompletos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), profissionais da saúde, portadores de doenças crônicas, outras condições clínicas especiais e todos os professores.

Reforço na prevenção

A transmissão dos vírus Influenza se dá por meio do contato com secreções eliminadas pelas vias respiratórias da pessoa contaminada, ao falar, tossir ou espirrar. Ela também ocorre quando mãos e objetos contaminados entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

O vírus da gripe permanece por horas no ambiente, principalmente em superfícies tocadas por diversas pessoas, como corrimões, interruptores de luz, maçanetas, carrinhos de supermercado, entre outras. O compartilhamento de materiais escolares, brinquedos, canetas, teclados de computador, por exemplo, também contribui para a transmissão.

Por isso, é importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou utilizar álcool gel, além de evitar tocar os olhos, a boca e o nariz após o contato com essas superfícies.

Vacina contra o Tétano

Em Santa Catarina, a vacinação contra o tétano será intensificada durante o período de Campanha contra a Gripe, especialmente para os adultos, grupo que apresenta baixa cobertura vacinal. Quem não tiver carteira de vacinação, ou a tiver perdido, também pode procurar o posto de saúde para tomar a vacina.