Humanos e robôs unidos para ensinar

A EEB Professor Giovani Trentini investe em uma nova forma de ensino

Por Aline Brehmer 27/04/2018 - 14:15 hs
Foto: Divulgação/EEB Professor Giovani Trentini
Humanos e robôs unidos para ensinar
Estudantes e professores participaram da palestra voltada à robótica,

A escola, nos dias de hoje, busca cada vez mais atitudes inovadoras e motivadoras para o sucesso das atividades pedagógicas. Cada vez mais, a instituição busca dividir o seu tradicional espaço (ensinar) com novas fontes de conhecimento e informações.

Nesse sentido, a Robótica na Educação vem conquistando cada vez mais espaço e proporcionando novas metodologias de aprendizagem que auxiliem os alunos a construir o próprio conhecimento, a partir de atividades baseadas na resolução de questões problemas e atitudes de raciocínio – como ocorre na Escola de Educação Básica (EEB) Professor Giovani Trentini.

“O uso da robótica no caráter educacional na EEB Professor Giovani Trentini visa expor aos alunos o primeiro contato com o método, utilizando-o de forma interdisciplinar dentro do contexto escolar e oferecendo para os alunos uma pequena mostra de quanto a robótica interfere em nossas vidas nos dias atuais”, explica a diretora geral da escola, Marilú Dallabrida.

Ela ainda destaca que, nessa perspectiva, a escola buscou a parceria com as Redes Educar de Ensino (Rio dos Cedros) e Alcateia Gama (Timbó). “O desenvolvimento deste projeto foi importante, pois conseguimos oportunizar um primeiro contato com essa tecnologia para muitos dos alunos. Também pudemos perceber, que alguns dos alunos já possuíam algum tipo de conhecimento sobre a robótica”, complementa o proprietário da Rede Educar, Fabiano Osti.

Tecnologia aliada com a educação

Toda ideia acerca desse projeto teve início nas reuniões do Ensino Médio Inovador. Segundo o assessor de direção e coordenador do projeto Ensino Médio Inovador, David de Souza João, foi na busca por diferenciar e inovar que surgiu a ligação com essa proposta de ensino.

“Discutimos e aceitamos o desafio. A partir disso, traçamos como objetivo a elaboração de uma metodologia com o uso da robótica, de forma que contribua para a aprendizagem dos alunos participantes, tanto nos assuntos tecnológicos como das disciplinas curriculares”, diz.

Já a professora e orientadora de convivência do EMI, Eli da Silva, esclarece que os alunos participantes foram acolhidos pelos professores e equipe pedagógica. “Considerando que todos do Ensino Fundamental passaram por uma oficina de duas horas aula. O Ensino Médio Inovador e Regular (EMI), além dessa palestra, participará por uma oficina das profissões e terminará o projeto com uma visita em uma empresa que utiliza da robótica para a sua produção”.

Professores e alunos elogiam a iniciativa

No quesito ensino, a professora de Biologia, Schirley Pasquali, garante que as aulas seguem uma metodologia ativa que possibilita um ambiente dinâmico e lúdico. “Isso favorece a motivação e interesse do aluno no processo de aprendizagem”, analisa.

A opinião é compartilhada aluna do 3º ano do ensino Médio, Karolaina Uecker. “Os palestrantes nos mostraram como foi importante a evolução tecnológica e nos abriu horizontes para este novo mundo, ao qual estamos nos habituando desde o nascimento. Realmente uma experiência única e gratificante”, compartilha.

A ação também foi aprovada pela professora do 9º ano do Ensino Fundamental, Ana Paula Redlinski. “A palestra de hoje agregou um conhecimento novo, ampliou nossos horizontes perante a tecnologia. Foi uma conversa divertida e ao mesmo tempo intelectual”, reflete.

“A palestra ministrada por Luiz Carlos Junior, em parceria com a Educar, foi ao encontro das necessidades de conscientização sobre a importância de estarmos atentos as inovações tecnológicas dentro do espaço de educação que é a escola. Educar não é uma tarefa simplista, é conscientizar, orientar e despertar nossos jovens para o mundo. Parabéns aos convidados, alunos, professores e equipe gestora e pedagógica”, finaliza o professor de História, Eduardo Kannemberg.