Doação: ato que transmite amor

Em uma ação especial para ajudar famílias carentes, a cabeleireira Sola arrecada mais de 70kg de alimentos, entre outros itens

Por Aline Brehmer 18/05/2018 - 10:41 hs
Foto: Rafael David/Jornal Café Impresso

Solidariedade: palavra simples que ouvimos com frequência. Porém, a verdadeira representatividade e força desta ação só se vê na prática, a partir do momento em que serve como suporte para auxiliar e mudar a vida de várias pessoas, como é o caso da família de Jacques Eddy Decembre.

Essa história foi divulgada em uma reportagem na edição 239 do Jornal Café Impresso, onde é relatada a dura realidade enfrentada pelos haitianos (assim como outros imigrantes) que chegam ao Brasil sem conhecer ninguém, desempregados e, ainda assim, em busca de uma vida melhor.

Diante dos fatos que não poderiam ser ignorados, o casal indaialense Adelirio Pedro Mazzi (Mazzico) e Solange Dalven (Sola) decidiram tomar a frente da situação e ajudar.

Em seu aniversário, comemorado recentemente no dia 1º de maio, Sola fez um café no seu salão de beleza, mas, ao invés de receber presentes para ela, pediu que fossem feitas doações, que iriam virar sacolões destinados às famílias carentes – e assim aconteceu.

Na última semana, a redação do Café voltou a Indaial para acompanhar a entrega dessas doações para umas das famílias beneficiadas: a de Jacques, que também mora com a irmã Anne Darlie Decembre, que tem 25 anos e está grávida de sete meses da pequena Ana; o pai da bebê Jassere Roberson, de 25 anos; Admiral Jean, de 38 anos; Bettie Aimable (também irmã de Jacques), que tem 30 anos e a pequena Eud Angel Aristilde, de dois anos e meio, que é filha dela com Admiral.

Chegaram as doações

Ao chegar no salão de Sola, nos deparamos com vários sacolões no local, contendo os mais variados tipos de alimentos (não perecíveis). “A colaboração das pessoas superou nossas expectativas. Recebemos mais de 70 quilos de comida, além de alguns produtos de limpeza, fraldas, roupas para bebê e dinheiro, que usamos para comprar carne e outros itens de consumo frescos à família da Jacques”, explica Sola.

Junto ao casal, acompanhamos o momento da entrega para a família, que recentemente se mudou para outro bairro de Indaial, em uma casa onde o aluguel é mais barato. Quando chegamos lá, a recepção é alegre e sincera. Assim que veem o que trouxe Sola e Mazzico até ali, a família se mostra emocionada com a atitude solidária.

“A gente agradece, veio muita comida e coisas para o bebê também. Estamos sem palavras para dizer o que cada uma dessas doações representa para nós. Obrigado a todos”, anuncia Jacques em nome de todos.

Conforme vão colocando os alimentos nas prateleiras, armários e geladeiras, cada espaço vai ganhando um novo aspecto, e, ao final, não se vê restar nenhum canto vazio por ali.

“Sempre iremos ajudar”

Diante do que presencia, Sola se mostra ainda mais feliz, e promete continuar a ajudar outras famílias na região da forma que puder. “Essa ação do meu aniversário é algo que vai acontecer todos os anos daqui para frente, sem dúvida. Outras famílias vão receber o sacolão também, já temos isso definido.

Acredito que a regra sempre deva ser fazer o bem sem olhar a quem, afinal, a lei do retorno é infalível e não devemos ficar apenas reclamando, mas sim fazer a diferença. A solidariedade é muito mais gratificante para quem pratica do que para os que são agraciados através dela”, garante.

Tanto ela quanto Mazzico agradecem a cada doação e dizem que a porta do salão sempre estará aberta para quem deseja contribuir, da forma que puder. “Tudo que é feito com amor vale a pena e traz alegria para todos, isso é o que realmente importa”, refletem.

O Sola Esthetics Hair está localizado na rua Marechal Floriano Peixoto, número 1.313 – bairro dos Estados, em Indaial.