Mais de uma vítima por dia

Com quase um veículo por habitante Timbó registrou, nos primeiros quatro meses deste ano, 145 acidentes com vítima

Por Aline Brehmer 18/05/2018 - 11:07 hs
Foto: Divulgação/Internet
Mais de uma vítima por dia
Em 2017 foram atendidos 435 acidentes com vítima

31.401 – esse é o número de automóveis registrados em Timbó hoje. O que surpreende diante do dado é o fato de, entre janeiro e abril deste ano, haver um aumento de 238 registros na cidade, a qual, atualmente, tem uma população estimada em 42.801 habitantes (de acordo com a pesquisa divulgada pelo IBGE em 2017).

Não há como negar que o número é alto, sendo assim, se torna um desafio diário para todos os órgãos de proteção atender às demandas e fiscalizar todas as localidades do município quanto o assunto é trânsito.

No mês especial que é o Maio Amarelo, voltado à prevenção e conscientização nas ruas e rodovias, e que neste ano tem como tema “Nós somos o trânsito”, o supervisor da Divisão de Fiscalização de Trânsito e Transporte do Demutran, Diogo Alves dos Santos, faz um alerta aos timboenses.

“Sabemos que há pessoas que insistem em cometer infrações e, nesse caso, somente a fiscalização consegue coibir tais atos. Temos feito muitas ações em parceria com a Polícia Militar (PM), principalmente no que diz respeito a perigosa combinação de álcool e direção, que gera ocorrências registradas principalmente no período noturno e aos fins de semana”, explica.

Santos destaca que essa parceria com as polícias, tanto Civil quanto Militar, é imprescindível para que as ações tenham um resultado positivo. Somado a isso, há as palestras de prevenção e conscientização, realizadas pelo Demutran em empresas e escolas.

Bebida e direção: uma mistura fatal

Santos revela que hoje o maior número de acidentes de trânsito com vítimas são em decorrência do consumo de bebida alcoólica. Segundo um levantamento feito pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM) de Timbó, em 2017 foram atendidos 435 acidentes com vítima.

Já nos primeiros quatro meses deste ano, o número chegou a 145 (incluindo casos de óbito), praticamente 33% do total registrado no ano passado, além de representar mais de uma vítima por dia. Entretanto, Santos afirma que fiscalizações e ações intensas no combate a esse tipo de prática criminosa (dirigir embriagado é um crime previsto em Lei) ganham cada vez mais força em Timbó.

“O Brasil é o quarto país do mundo onde mais morrem pessoas em acidentes de trânsito. Mas, pode-se constatar que o números de óbitos têm diminuído – isso a nível nacional e estadual”, comenta o supervisor.

“Nós somos o trânsito”

Outro fator apontado pelo agente de trânsito é que a grande maioria dos acidentes registrados no perímetro urbano da cidade registram “apenas” danos materiais e, para ele, a desatenção do motorista, ocasionado pelo uso do celular, é o principal motivo desses acidentes.

“Antes era somente o uso do celular, agora também há o manuseio, devido às redes sociais. Isso implica diferentes multas, entretanto, quando a pessoa está lendo uma conversa ou olhando para a tela, o risco de acontecer um acidente é muito maior. Geralmente é o que leva às colisões traseiras”, esclarece.

Santos também pontua que outro fator determinante, tanto para motoristas quanto motociclistas, é respeitar o limite máximo de velocidade no perímetro urbano de Timbó, que é 50 km/h.

“Se andar 10 quilômetros acima do permitido, já é algo decisivo para a vida de um pedestre que venha a ser atropelado, por exemplo. E, aproveitando esse assunto, importante também salientar que os grandes devem cuidar dos pequenos, ou seja, motociclistas e ciclistas, quando envolvidos em acidentes, são mais propensos a ferimentos, visto que o carro tem toda uma barreira de proteção.

Porém, cabe a todos fiscalizar uns aos outros, mas principalmente a si mesmos, seja na hora de fazer um cruzamento ou uma ultrapassagem. O mesmo valor e cuidado que você tem com a sua vida, também deve estender aos outros, afinal, nós todos somos o trânsito”, aconselha.