Comitê de Crise se reúne pela segunda vez em Timbó e define prioridades

Para todos ficou acordado que a movimentação de veículos pesados será protegida com escolta da Polícia Milita

29/05/2018 - 11:31 hs
Foto: Daiane de Souza/Prefeitura Municipal de Timbó

O prefeito de Timbó, Jorge Krüger, reuniu-se nesta manhã com o seu secretariado para avaliar a situação nos vários organismos públicos, em decorrência da paralisação dos caminhoneiros. É a segunda reunião em quatro dias.

A seu pedido, participaram também da reunião o capitão Pablo David Henden, comandante da Polícia Militar, o 1º tenente Rodrigo Vaderlinde, do Corpo de Bombeiros, Rafael Almeida Costa e Rodrigo Alessandro Ferreira, ambos agentes de Polícia Civil, além do coordenador da Defesa Civil, Fábio Melere.

A reunião apontou a necessidade de uma estratégia de prevenção contra possíveis danos à população, principalmente no que se refere aos órgãos que prestam serviços essenciais como saúde, educação, tratamento e distribuição de água e coleta de lixo. Para todos ficou acordado que a movimentação de veículos pesados, como da coleta de lixo, ou mesmo para o abastecimento de automóveis de médicos plantonistas, será protegida com escolta da Polícia Militar.

Educação

A Educação continuará com suas aulas normais e com a garantia da alimentação escolar. Apenas as turmas do período integral das Escolas Tiroleses e São Roque passarão a frequentar o horário regular, como anunciado na última reunião de sexta-feira passada. Já para os pais que têm os filhos nos Núcleos de Educação Infantil (creches) foi solicitado para que, caso seja possível, fiquem com eles em casa nos próximos dias. O maior problema nessas unidades infantis de educação é com a possibilidade de faltar alguns alimentos especiais e também o gás de cozinha.

Obras

Já as máquinas e os caminhões da Secretaria de Obras continuam parados, com racionamento de combustível, portanto, atendendo somente os serviços de emergência. No Samae o tratamento e abastecimento de água, bem como a coleta de lixo (reciclável e sólido) continuam normalmente esta semana. Apenas nas manutenções de rede estão sendo direcionadas para os casos emergenciais. E o transporte coletivo urbano da cidade segue priorizando as escolas e as indústrias.

Próxima reunião é nesta sexta-feira dia 1º de junho

Na reunião ficou estabelecido ainda que o município não irá decretar estado de emergência, seguindo orientação da Defesa Civil estadual, até uma nova avaliação do quadro. O Prefeito Jorge Kruger já estabeleceu também a data da próxima reunião do Comitê de Crise, ela acontece na próxima sexta-feira, dia 1º de junho, às 8h30min, na Prefeitura.

Telefones importantes

Polícia Militar: 190 ou 3399-3170

Corpo de Bombeiros: (47) 3399-3114

Defesa Civil - Plantão (24h): (47) 99954-4686