Onde a festa nunca termina

Para comemorar a data, a Thapyoka Boate abre suas portas amanhã, dia 9, para mais uma festa inesquecível

Por Aline Christina Brehmer 08/06/2018 - 09:34 hs
Foto: Chlôe Fotografia
Onde a festa nunca termina
Na foto os sócios-proprietários da Thapyoka: Kiko, Ito Lenzi, Marildo Domingos Felippi e Dimas Luiz

Tudo começou em uma roda de conversa, na qual quatro amigos estavam reunidos em um estabelecimento de Timbó, na década de 80, discutindo ideias quando, dentre uma sugestão e outra, surgiu a mais promissora de todas: a Thapyoka Boate.

Os nomes desses amigos são Dimas Luiz Felippi, Marildo Domingos Felippi, Ito Lenzi e Kiko. Parece que foi ontem, mas a verdade é que esse local, por tantos anos o preferido pelos jovens e adultos, completou 30 anos nesta semana. Assim como para os sócios proprietários, outras pessoas que também viveram momentos inesquecíveis ali, no ponto de encontro do sábado à noite

Gerações de pais e filhos frequentaram e conheceram a Thapyoka Boate nos seus momentos de auge, seja nos shows nacionais (como do Kid Abelha, Titãs, Capital Inicial, entre outros) ou nas outras noites de danceteria. Mas, como esse local se tornou, além de tudo, um dos principais pontos turísticos da cidade? É o que Dimas Felippi explica.

Danceteria com fita cassete

A lembrança de Felippi sobre o dia 4 de junho de 1988 é nítida. Uma data que não remete simplesmente ao passado, mas sim ao grande sucesso que o empreendimento Restaurante e Choperia Thapyoka se tornou em Timbó e, mais recentemente, em Blumenau.

Felippi revela que sua relação com a música começou muito cedo. “Desde que eu tinha uns 14 anos, ou até menos, eu trabalhava, mas meu hobby era mexer com som. Na época usávamos aqueles gravadores de fita cassete, só que nos reuníamos e com isso fazíamos nossas festas. No fim, acabamos montando um equipamento de som”, comenta, revivendo cada momento conforme vai formando suas frases.

Então algumas festas começaram a ser feitas no local por um grupo de jovens (os Forjovens), através de promoções que, segundo Felippi, deram muito certo. “Era algo mais rústico quando iniciamos, diferente de hoje, mas foi o suficiente para termos a ideia de montar a empresa e fazer algo fixo no quesito eventos”, compartilha Felippi.

De fábrica a boate

Foi assim que tudo começou e um tempo depois, entre os anos 1986 e 1987, o prédio, que hoje abriga a boate, foi adquirido pela Prefeitura Municipal de Timbó.

“O local já foi uma fábrica de farinha de mandioca e, inclusive, o nome Thapyoka (que na ortografia correta é tapioca) ficou por causa disso, era algo muito forte na época e foi nossa aposta”, revela Felippi.

Mas o espaço que hoje abriga uma pista de dança e guarda tantas memórias, também tem história e já passou por outros momentos, servindo como depósito de uma empresa de papelão e também sendo restaurante, que se chamava Francieli Restaurante Pianos Bar.

E a ponte?

Após se tornar boate oficialmente, com toda a documentação já formalizada, a Thapyoka começou a ser ainda mais frequentada, mas nem sempre os momentos foram de comemoração.

“Tivemos altos e baixos, com certeza, mas superamos isso e fomos evoluindo. Esse prédio do restaurante, por exemplo, restauramos em 1998. É uma construção feita na década de 80 (foi uma das primeiras indústrias de Timbó) que foi completamente refeita, com diversas adaptações, mas também deu certo”, comenta.

Entretanto, era preciso fazer uma ligação entre os dois locais, e o que muitas pessoas não sabem é que a Ponte de Thapyoka foi construída pela empresa desses mesmos quatro amigos, inaugurando junto com o restaurante, em 2000.

“Nossa história evoluiu ainda mais quando viemos para Blumenau, em 2015. O local na Beira Rio, que é muito similar a esse (de Timbó), manteve com fidelidade nossa proposta”, garante Felippi que, hoje, administra os empreendimentos junto ao filho, Rafael Felippi, com apoio de dezenas de colaboradores. Porém, ele destaca que assim como há 30 anos, todos os quatro permanecem sendo sócios proprietários dos locais.

“Temos que agradecer, sem dúvida, às pessoas que, em algum momento, fizeram parte de nossa história. Nossos queridos e fieis clientes e amigos, alguns presentes desde o início de tudo, que foram o impulso necessário para fazermos a diferença e seguirmos sempre em frente. Por isso, a festa de amanhã é para todos nós comemorarmos essa data tão especial”, convida Felippi.