Dr. Faz Saúde à disposição

Clínica Popular oferece uma nova proposta na prática de valores e atendimento aos pacientes

Por Aline Christina Brehmer 08/06/2018 - 10:09 hs
Foto: Café Impresso
Dr. Faz Saúde à disposição
Aline Christina Brehmer/Jornal Café Impresso

“O diferencial da Clínica Popular começa no atendimento, desde as ligações e redes sociais até a comunicação feita de forma pessoal, mantendo sempre um contato mais próximo com a comunidade. Somado a isso tem o benefício de ter um custo baixo, concentrando a maioria dos serviços em um só lugar e oferecendo diversas especialidades”.

É dessa forma que o doutor generalista, Carlos Costa, que atende em Timbó desde 2013, apresenta a clínica popular Dr. Faz Saúde – Medicina Popular – Acesso a Todos, que abriu em Timbó há alguns meses. O nome do local, que também desperta curiosidade, tem um porquê.

“Tenho vários anos de experiência na área da medicina e já exerci muitas funções, como sendo chefe de vários serviços. Trabalhei por todo o Brasil, conheci e vivi bastante coisa.

Foi daí que surgiu o nome da clínica. Um amigo meu, percebendo que tenho essa boa relação com meus pacientes, muitos deles que se tornaram amigos, me disse um dia: ‘ô Carlos, você é o doutor Faz Saúde né?’. Minha esposa estava junto, ouviu e, dessa brincadeira, surgiu o nome da clínica”, explica o médico.

Facilidades ao paciente

Além de Timbó, onde fica a matriz, já há uma filial da clínica em Blumenau. Sócio majoritário da Dr. Faz Saúde, ele comenta que um dia, quem sabe, a ideia de tornar a clínica uma rede vire realidade.

Hoje são dez médicos que atendem somente em Timbó, oferecendo consultas em diversas especialidades, que são angiologia, cardiologia, clínica geral, dermatologia, ginecologia e obstetrícia, ortopedia, pediatria e psiquiatria.

Para Costa, a vantagem da clínica popular está justamente em reunir, além de especialistas, vários procedimentos em um único lugar, evitando que o paciente precise se locomover a grandes distâncias para fazer determinados exames.

“Aqui realizamos o eletrocardiograma, exames laboratoriais, ultrassonografia e ultrassom doppler vascular. Há intenção de ampliar ainda mais nossas opções, mas isso está em análise no momento”, informa.

Trabalhando em parceria

O doutor diz que a clínica popular tem como premissa conseguir resolver a demanda que o Sistema Único de Saúde (SUS) não consegue. Mas, deixa claro que tanto o atendimento público na saúde quanto o privado são essenciais e se somam ao trabalho realizado na Dr. Faz Saúde.

“Nossa intenção é ter uma resolutividade no sentido de que o paciente venha até aqui e nós possamos esclarecer suas dúvidas, dar o diagnóstico correto. Se for preciso, a pessoa será encaminhada a um especialista de outra clínica, até mesmo para realizar exames de alta complexidade, como tomografia e ressonância.

Não há interesse em ter tais procedimentos e profissionais especificamente profissionalizados em determinadas áreas aqui, porque isso iria aumentar o custo, o que acaba saindo da nossa política de preços”, explica.

Já no que diz respeito ao SUS, que conhece bem por ter trabalhado em meio ao sistema durante muitos anos, Costa comenta que alguns parâmetros da clínica popular são semelhantes.

Atendimento regional

Além de Blumenau e Timbó, a clínica atende a pacientes de cidades vizinhas e também de fora da região do Médio Vale do Itajaí, como Navegantes, São Francisco do Sul, entre outras.

“Acho importante fazer uma ressalva aqui. Muitas pessoas acham que a palavra ‘popular’ remete a algo simplório, até mesmo sem qualidade, mas é justamente isso que mais prezamos em nosso atendimento.

O médico hoje precisa estar sempre estudando e ser aperfeiçoando, a fim de dar um diagnóstico correto ao paciente. É também necessário que saiba, além de examinar, escutar e orientar”, aconselha o médico.

Clínicas Dr. Faz. Saúde

Timbó

Endereço: rua Indaial, número 394, sala 4 – bairro Quintino

Telefones: (47) 3308-2679 e 99169-0060

Blumenau

Endereço: rua Dr. Pedro Zimmermann, número 2.411 – bairro Itoupava Central

Telefone: (47) 99169-0060