Farmácia gratuita dentro do Oase?

Vereador Haroldo Fiebes apresenta indicação solicitando que, dentro do hospital, haja uma farmácia pública atendendo 24 horas

Por Aline Christina Brehmer 08/06/2018 - 10:36 hs
Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Timbó
Farmácia gratuita dentro do Oase?
Indicação do parlamentar Fiebes segue para análise na Câmara de Vereadores de Timbó

Uma farmácia pública que funcione dentro do Hospital e Maternidade Oase, realizando a entrega gratuita de medicamentos às pessoas atendidas no local, mediante a apresentação do comprovante de residência.

Essa é a proposta do Projeto de Lei Nº 69/2018, de autoria do vereador Haroldo Fiebes, que foi apresentada na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Timbó nesta semana.

Para o parlamentar, se trata de algo necessário. “Fiz a indicação por entender que todos devem ter acesso à saúde, o que inclui os medicamentos para os mais diversos tratamentos”, defende.

Ele destaca ainda que Timbó é uma cidade que fornece grande número de medicamentos gratuitamente a seus munícipes, através da Policlínica de Referência, em um horário comercial, de segunda a sexta-feira.

Entretanto, alega que muitas pessoas são atendidas no hospital fora desse horário, como nos fins de semana, por exemplo. “São pacientes que acabam se obrigando a desembolsar, muitas vezes, seus últimos trocos para adquirir o medicamento prescrito na receita, em alguma farmácia da cidade.

Além disso, há também outras situações, de pessoas que não tem nem mesmo esse dinheiro para comprar os remédios na farmácia, que acabam por isso não fazendo o tratamento e precisam retornar ao hospital”, explica Fiebes. Agora, a indicação segue para análise na Câmara.