A Festa Trentina como você nunca viu

Evento que acontece entre os dias 6 e 8 de julho passou por diversas mudanças

Por Aline Brehmer 25/06/2018 - 11:42 hs
Foto: Aline Brehmer/Jornal Café Impresso
A Festa Trentina como você nunca viu
Doralice Panini, diretora de Cultura, anuncia novidades na 28ª edição da Festa Trentina

Você conhece o piatto nostrano? É uma saborosa mistura que consiste em polenta, que vai na chapa, junto com tomate cereja, hambúrguer de linguiça Blumenau e queijo caciotta.

Ou quem sabe já experimentou o canederli? É difícil de ser encontrado na região, porém suas combinações valem a procura. Se trata de uma massa de nhoque temperada, cozida em um caldo especial.

Esses dois pratos, que chegam a dar água na boca só de imaginar, vão estar na verdade muito próximos, já que fazem parte das novidades programadas para a 28ª Festa Trentina, de Rio dos Cedros, que neste ano irá trabalhar fortemente no ramo gastronômico.

Outra novidade, inclusive, vai ser o Espaço Gourmet, no qual o convidado adquire uma pulseira e fica à vontade para se servir com tudo o que no buffet, como antepasto, queijo, salame, molhos temperados, risoto, macarrão. Ou, ainda, há as outras mais de 15 opções de pratos típicos.

Unido a tudo isso, que são apenas quatro dentre as várias opções preparadas, também haverá uma carta de vinhos com várias opções. Para completar e tornar o evento mais agradável, até pelo fato de se tratarem de pratos mais calóricos por conterem massa, outra grande mudança que aconteceu na festa é que será realizada entre os dias 6 e 8 de julho, sendo que até então acontecia no mês de setembro.

Mas, o foco de todo o planejamento e estudo que têm acontecido no decorrer do último ano é voltado a um só objetivo: resgatar a cultura trentina. Para tornar isso uma realidade, o prefeito Marildo Domingos Felippi, com apoio da diretora de Cultura, Doralice Panini e do presidente do Círcolo Trentino, Jaime Luiz Visentainer, juntos aos demais envolvidos com a festa, elaborou uma nova programação para 2018.

Doralice destaca também que além dos pratos típicos haverá as barracas vendendo os lanches tradicionais, como pizza, cachorro quente, etc. Mas, quem está em busca de experimentar algo novo ou reviver o gosto da comida tipicamente italiana, terá opções especiais.

Atenção aos detalhes

A sede da festa permanece sendo o Complexo de Eventos, no Centro da cidade. No Pavilhão Cultural irão acontecer as apresentações culturais, além de uma pequena exposição de indústria e comércio e o café colonial. Já no Centro de Eventos ficará o parque inflável com recreação infantil.

Doralice disse que uma mudança era necessária para não fica na mesmice. “As pessoas acabam enjoando. A opção de tirar os bailes, por exemplo, é porque não condiz com nossa proposta de festa tipicamente trentina. Teremos música sim, mas que casem com todo o restante do evento”, explica.

Segundo ela, as bandas que foram trazidas à Rio dos Cedros nos últimos anos não atenderam a expectativa no quesito público, então, eliminá-las da programação se torna também uma eficaz forma de gerar economia.

“Temos que reviver e manter sempre na memória tudo o que nossos antepassados e imigrantes nos trouxeram, é disso que a nossa cidade é feita, mas, para fazer com que as pessoas saiam de suas casas aqui e também de outras cidades para vir, temos que dar um bom motivo e é isso que estamos fazendo”, garante a diretora.

Desfile Alegórico

O esperado Desfile Alegórico também marca presença em mais um ano. Ele vai acontecer no dia 8, domingo, às 10h e Doralice afirma que irá ser inesquecível.

“As escolas, entidades e comunidade estão se unindo para fazer algo realmente primoroso, com muito carinho e dedicação. Sem dúvida, essa mudança radical em nossa festa irá marcar os convidados, tanto na memória e coração quanto no paladar”.

No que diz respeito aos valores, a entrada para a festa é gratuita, serão apenas cobrados R$ 15,00 de estacionamento para quem deseja deixar o veículo no pátio da festa. Porém, a partir do momento em que as pessoas entrarem na festa, irão desembolsar somente o que forem consumir.

“Esse custo do estacionamento é porque, de alguma forma, temos que fazer com que o evento se pague. Mas, claro, as pessoas são livres para estacionar onde preferirem. O importante é que venham e prestigiem essa 28ª edição da Festa Trentina, tão carinhosamente pensada e preparada”, convida a diretora.