Moser fala sobre curso na Espanha

Após participar de um curso na Espanha, o prefeito André Moser comenta sobre novas práticas do governo

Por Aline Brehmer 26/06/2018 - 10:14 hs
Foto: Divulgação/Redes Sociais
Moser fala sobre curso na Espanha
Prefeito André Moser retornou da Espanha e fala sobre as ideias que pretende aplicar em Indaial

Limpeza e organização. Quando questionado sobre qual seria o principal diferencial da Espanha, mais precisamente de Alcobendas, província de Madri, em relação ao Brasil, o prefeito de Indaial, André Moser, destacou essas duas palavras.

A conclusão surgiu após cinco dias, durante os quais Moser passou na Espanha para a realização do curso que aconteceu na Escuela de Gestión Municipal. O prefeito retornou à cidade natal de Indaial nesse domingo, dia 17, pronto para praticar mudanças.

“Fiquei muito motivado e confiante diante de todo o aprendizado. Sem dúvida, no que estiver ao meu alcance, muito do que foi visto lá será aplicado aqui também”, comenta.

Moser destaca que todo o custo com a viagem foi através de recursos próprios. “Não foi de forma alguma utilizada a verba pública. Se trata de um curso com pré-seleção e, após saber que tinha sido aprovado para participar, decidi ir. Mas os custos foram em parte arcados pelo próprio curso e o demais com meu próprio dinheiro”, garante.

Organização pública e acessibilidade

A uma semana em que Moser passou na Espanha também o fez olhar de forma diferente para a questão da organização pública e do trânsito. “São áreas que no Brasil como um todo precisam de melhorias. Lá em Alcobendas não tem engarrafamento, apesar de haver mais de 100 mil moradores. O transporte coletivo, como o metrô, funciona muito bem, tanto que vemos os executivos utilizarem. Também há como opção as bicicletas públicas. O país como um todo tem bastante força na industrialização”, comenta Moser.

Para ele, a parceria entre os serviços público e privado é algo a se destacar, principalmente diante dos resultados que são obtidos. “A coleta de lixo é um exemplo. Lá os caminhões não passam nas ruas. As próprias casas têm um tubo que suga todo o lixo para a central, onde é feito o processamento. É algo completamente informatizado, no qual trabalham três profissionais apenas. É um exemplo de concessão pública”, compara o prefeito.

Projetos a caminho

Para Moser, apesar de Alcobendas ser um Centro Urbano grande em Madri, a segurança pública é algo notável. “Você anda lá à noite e não se depara com riscos e delitos. A qualidade de vida é diferente”, analisa. Porém, há contrapontos, como a taxa de desemprego, que lá chega a 20%.

Mas, diante de tantas diferenças, como Moser pretende aplicar suas ideias na prática? “Havia várias lideranças políticas lá e foi criada uma grande rede de contatos. Além disso, o curso foi mais voltado à América Latina mesmo. Há algumas coisas semelhantes com o setor público daqui também.

Muito foi visto e aprendido porém, em especial, as ideias na questão da preservação ambiental, limpeza pública e na própria formatação do serviço público, com o tempo, pretendo começar a aplicar aqui em Indaial. Se conseguirmos, no decorrer da caminhada, chegar no nível intermediário do que já é lá, a mudança trará benefícios visíveis para todos”, comenta.