Recicla CDL já começou

Ação acontece hoje e amanhã na sede da CDL de Timbó, localizada na rua Japão

29/06/2018 - 15:30 hs
Foto: Divulgação/Internet

O que é o RECICLA CDL?

O Recicla CDL é um programa desenvolvido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) e pelas CDLs de todo estado, com apoio da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA). 

Qual o objetivo deste programa?

O objetivo é conscientizar a sociedade para a importância da coleta seletiva e da reciclagem, da destinação correta dos resíduos e da diminuição do volume de lixo gerado. Nesse sentido, a Federação estimula as Câmaras de Dirigentes Lojistas a realizarem em seus municípios a campanha de arrecadação de materiais que as pessoas muitas vezes nem sabem que podem ser reaproveitados, os resíduos eletroeletrônicos obsoletos. Sabe aquele aparelho de TV velho que fica em casa pegando poeira? Ou aquele computador antigo que não tem mais serventia? Pois bem, esses são alguns exemplos de aparelhos que podem ser descartados pela população nas ações promovidas pelas CDLs para terem a destinação final adequada: a reciclagem ou o descarte sem prejuízos ao meio ambiente.

Impacto geral do Programa

Desde que foi criado, em 2011, mais de 900 toneladas de resíduos deixaram de ser jogadas incorretamente na natureza. Tamanha sua importância para o amanhã, o Recicla CDL já recebeu o prêmio Empresa Cidadã, concedido pela ADVB/SC, e a Certificação de Responsabilidade Social do Poder Legislativo, entregue pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina em 2011 e em 2012 para a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC)

Qual o resultado do Recicla CDL em Timbó?

A CDL Timbó participa deste programa desde sua criação em 2011 e na suas 08 (oito) edições, já arrecadou perto de 30 toneladas de lixo eletrônico.

1a. edição Ano 2011 = 2,000 Kg

2a. Edição Ano 2012 = 4.000 Kg

3a. Edição Ano 2013 = 2.800 Kg

4a. Edição Ano 2014 = 2.760 Kg

5a. Edição Ano 2015 = 3.000 Kg

6a. Edição Ano 2016 = 5.000 Kg

7ª. Edição Ano 2016 = 2.000 Kg (duas em 2016)

8ª. Edição Ano 2017 = 8.270

Total = 29.830 K

Malefícios do Lixo Eletrônico

As consequências para os seres humanos, animais e ambiente são graves, pois os lixos eletrônicos possuem diversas substâncias e elementos químicos extremamente nocivos à saúde, principalmente os metais pesados. As pessoas podem se contaminar pelo contato direto, no caso de manipulação direta de placas eletrônicas e outros componentes perigosos dos eletroeletrônicos nos lixões a céu aberto. A contaminação pode também ocorrer indiretamente ou de forma acidental, pois quando um eletrônico é jogado em lixo comum e vai para um aterro sanitário, há grande possibilidade de que os componentes tóxicos contaminem o solo chegando até o lençol freático, afetando também a água. Se essa água for usada para irrigação ou para dessedentar o gado, os elementos chegarão ao homem através da alimentação. Medidas estão sendo tomadas e os fabricantes, cada vez mais, estão sendo pressionados a eliminar ou diminuir a quantidade de componentes tóxicos na fabricação dos produtos, entretanto, a produção de equipamentos inofensivos ao meio ambiente ou facilmente recicláveis ainda é uma utopia. Além disso, os equipamentos obsoletos continuam chegando, em ritmo acelerado e sem controle, aos lixões.

Os danos causados pelos componentes tóxicos são diversos. A seguir são citados os principais efeitos nocivos ao organismo causados por alguns dos elementos e substâncias, bem como seus usos mais comuns:

Arsênico: Causa doenças de pele, prejudica o sistema nervoso e pode causar câncer no pulmão.  Onde é usado: Celular.

Berílio: Causa câncer no pulmão.
Onde é usado: Computador, celular.

Cádmio: Causa envenenamento, danos aos ossos, rins e pulmões.
Onde é usado: Computador, monitores de tubo antigos, baterias de laptops.

Chumbo: Causa danos ao sistema nervoso e sanguíneo.
Onde é usado: Computador, celular, televisão.

Mercúrio: Causa danos cerebrais e ao fígado.
Onde é usado: Computador, monitor e TV de tela plana.

Retardantes de chamas (BRT):
Causam desordens hormonais, nervosas e reprodutivas.
Onde é usado: Diversos componentes eletrônicos, para prevenir incêndios.

PVC: Se queimado e inalado, pode causar problemas respiratórios.
Onde é usado: Em fios, como isolante elétrico.

Quando acontece a edição 2018?

O RECICLA CDL Timbó 2018 acontecerá nos dias 29 e 30 de junho (Sexta e Sábado) no horário das 09 às 17 horas na nova sede da CDL Timbó na Rua Japão 444 (entrada pela rua Nicarágua). Basta a pessoa levar o seu lixo eletrônico até este endereço no horário anunciado que a CDL se encarrega de dar destinação correta através de convênio com uma empresa certificada e habilitada para isto.

Tem algum produto que não é aceito nesta campanha?

Estaremos coletando lixo eletrônico como Equipamento de informática, No-breaks, Televisores, Rádios, Toca-fitas,  Toca-discos, Telefones, Aparelhos de Som, CPUs, Impressoras, balanças eletrônicas, Videocassetes, DVDs, Monitores, Calculadoras, Telefones Celulares e até Pilhas.  Mas atenção não será aceito nesta campanha lâmpadas fluorescentes e tubos de imagem avulsos (fora do televisor), pois estes produtos necessitam de reciclagem especial.

O cidadão paga algo para participar desta campanha?

Nenhum custo será cobrado do cidadão pelo serviço de coleta do lixo eletrônico. Os custos da empresa coletora são cobertos pela vendas dos matérias reaproveitáveis na reciclagem e os custos da CDL são bancados pela CDL pelos apoiadores da campanha, a saber:

KB-TUDO – 3382-0470 e  AREIAS KRETZ – 3382-1401