Quanto vale o tempo com o seu filho?

Palestra realizada pela Escola Método Supera é amanhã, dia 30

29/06/2018 - 15:34 hs
Foto: Divulgação/Internet

Quanto vale o tempo com seu filho? A pergunta é pertinente, afinal, é inevitável se tornar vítima da correria diária, em meio à tantos compromisso e horários que devem ser cumpridos.

O fato é que hoje em dia os pais querem proporcionar aos nossos filhos tudo o que não tiveram em sua infância ou juventude, mas nessa missão, é preciso estar atento para o essencial: o tempo de qualidade, dedicação e a atenção plena.

Tirar tempo para acompanhar as atividades escolares das crianças, dar tarefas que o cérebro está preparado para realizar, brincar e se divertir são algumas das dicas abordadas na palestra "Quanto vale o tempo com o seu filho"?, realizada pela Escola Método Supera,  neste sábado, dia 30, às 10h, na sede da escola, situada na rua Bolívia, número 1.106.

A palestrante será a Aline Inês Hendges, Psicóloga e Psicopedagoga que abordará o tema com criatividade e eficácia. Você pode agendar sua participação pelo telefone (47) 3380-8157 ou WhatsApp 99103 2927.

Algumas abordagens sobre o tema

Existem diversas possibilidades de aprendizagem, ou seja, há diversos fatores que nos levam a apresentar um comportamento que anteriormente não apresentávamos. Quais seriam esses fatores?

Aline Inês Hendges: A aprendizagem começa com o crescimento físico somado à maturação cognitiva, que significa a disponibilidade do cérebro para receber novas informações. Somam-se ainda as descobertas da criança no ambiente em que está inserida, tentativas e erros e o ensino regular. Um dos objetivos da aprendizagem é proporcionar autonomia, ou seja, contribuir para que o indivíduo crie suas próprias estratégias para resolver problemas do dia a dia. Porém, desenvolver autonomia não significa que a aprendizagem seja um processo solitário. Precisamos do contato com o outro para nos desenvolver. 

O que é aprendizagem significativa?

AIH: Quando um novo conteúdo (ideias ou informações) relaciona-se com conceitos relevantes, claros e disponíveis na estrutura cognitiva, sendo assim assimilado por ela. É dar um sentido para a informação apresentada naquele momento. 

Como despertar o interesse da criança para aprender?

AIH: Propiciando a descoberta, falar com a criança numa linguagem acessível, respeitando o nível de dificuldade adequado para cada idade.

Como podemos contribuir com a aprendizagem da criança?

AIH: Ensinando a criança a administrar o seu tempo. Evitar respostas monossilábicas. Estimular o raciocínio crítico. Incentivar a expressão das ideias.