188: esses números podem salvar sua vida

A linha que está presente em todas as cidades do Brasil tem como finalidade combater possíveis casos de suicídio

02/07/2018 - 13:23 hs
Foto: CVV

O mês de julho chega com uma conquista importante. Desde ontem, dia 1º, 5.500 municípios do país possuem a linha 188  gratuitamente, com atendimento 24 horas todos os dias. Em Santa Catarina (SC), 14 municípios disponibilizam de Postos de Atendimento, entre eles estão Blumenau, Florianópolis e Itapema.

Entretanto, não é preciso morar em uma dessas cidades para ter acesso às ligações. Qualquer pessoa, de qualquer cidade, pode discar o 188 que será atendido.

No site oficial da CVV consta que "Você pode enviar uma carta ou conversar pessoalmente com um voluntário do CVV em horário comercial. Consulte os endereços dos postos do CVV (www.cvv.org.br/postos-de-atendimento/).

Dessa maneira, como em qualquer outra forma de contato com o CVV, você é atendido por um voluntário, com respeito, anonimato, e que guardará estrito sigilo sobre tudo que for dito.

Nossos voluntários são treinados para conversar com todas as pessoa que procuram ajuda e apoio emocional".

Esses três números podem representar uma nova chance pra muitas pessoas, salvando milhares de vidas. Isso porque o Centro de Valorização da Vida (CVV) tem como objetivo prestar apoio emocional como forma de prevenção ao suicídio.

A rede, fruto de um convênio com o Ministério da Saúde, terá voluntários aptos a atender as pessoas que ligarem. Tudo ocorre sob sigilo tanto nas ligações quanto no e-mail ou chat, que também funcionam 24 oras.

O número 188 é o único telefone sem custo de ligação para prevenção do suicídio do país.

Todas as informações sobre esse projeto você encontra acessando o site oficial do CVV, www.cvv.org.br.