Mais quatro bairros são beneficiados pelo Programa Pavimenta Timbó

Programa beneficiou 28 ruas no primeiro semestre de 2018, reforçando a segurança no trânsito

Por Aline Christina Brehmer 12/07/2018 - 15:50 hs
Foto: Sócrates Prado/Prefeitura Municipal de Timbó
Mais quatro bairros são beneficiados pelo Programa Pavimenta Timbó
Rua Apucarana Pavimentação

Programa Pavimenta Timbó continua beneficiando diversas famílias e entregou, nas últimas semanas, mais quatro ruas pavimentadas. Trata-se das ruas Carlos Gomes, no Bairro Fritz Lorenz, Fraiburgo (trecho 1), na Vila Germer e Jordânia, no Bairro das Nações, todas três, pelo sistema de mutirão. No Centro, foi recém-finalizada a obra de asfaltamento da Avenida Sete de Setembro. E até a metade da semana que vem a Rua Apucarana (trecho 1), no Bairro das Capitais, terá sua obra de pavimentação asfáltica concluída. 

Desde o lançamento do programa, em maio do ano passado, já foram pavimentadas 28 ruas. Até 2020 a meta da Prefeitura de Timbó é pavimentar 100 ruas. Segundo o prefeito Jorge Kruger, até o fim deste ano, 40 ruas devem receber pavimentação, outras 25 ruas em 2019 e mais 35 ruas em 2020, cumprindo a meta estabelecida.

Obras em andamento

Outras ruas estão com as obras de pavimentação em andamento. Entre elas a Apucarana, Fraiburgo (trecho 2), Piauí (trecho 2), Angola, Imbuia, México, Suécia (trecho 2), Caroba e General Osório. Porém, o secretário de Obras, Serviços Urbanos e Agrícola, Darcízio Bona, explica que muitas dessas ruas têm as obras paralisadas por causa da logística dos serviços.

“Se encontramos dificuldade com o solo, tubulação, rede de água e estrutura da via, precisamos paralisar por um tempo e iniciar em outros canteiros de obras, caso contrário, atrasaríamos muito os serviços”. Mas o secretário pede paciência à comunidade, porque segundo ele, são obras externas e necessitam de cautela. 

Até 70% a menos de acidentes

O prefeito Jorge Kruger lembra que a cidade tem seus projetos de infraestrutura baseados em modernidade e segurança, e o processo de pavimentação está inserido nesse contexto.

“É difícil para muitas pessoas, eu sei, encarar a realidade de receber pavimentação asfáltica em cima do paralelepípedo, por exemplo, mas é um processo natural de modernização. Também já temos estatísticas anteriormente divulgadas, realizadas junto aos órgãos de segurança, que a pavimentação asfáltica torna o trânsito mais seguro pela frenagem mais abrasiva, visualização e conforto. E essa combinação já reduziu em 70% os acidentes com vítimas fatais”, salientou Kruger.

O prefeito também destacou que o Programa Pavimenta Timbó está inserido no conjunto de obras do Complexo Viário Roland Muller, iniciado ainda no governo do ex-prefeito Laércio Schuster Júnior, que planejou essas pavimentações e o crescimento da cidade para os próximos 30 anos.

“Através do Programa Pavimenta Timbó oferecemos uma pavimentação com preços mais baixos e condições mais acessíveis, numa parceria entre comunidade e Prefeitura”. Jorge Kruger também lembrou que todos os bairros estão sendo beneficiados: “as famílias com mais qualidade de vida e segurança no trânsito e a cidade com melhor mobilidade urbana e embelezamento”.

Pavimentação nos principais corredores

Sobre as pavimentações nos principais corredores de serviço da cidade, que já tiveram início com a Sete de Setembro e a General Osócio, o prefeito Jorge Kruger lembrou que todas elas já têm recursos garantidos pelo BADESC, no valor de cerca de R$ 4 milhões. Deste pacote ainda serão pavimentadas as ruas Belém, trecho da Rua São Paulo, Aristiliano Ramos, General Osório, Bolívia, Honduras, trecho da Germano Brandes Sênior, Marechal Deodoro da Fonseca e Nereu Ramos.

O secretário de Planejamento, Trânsito, Meio Ambiente, Indústria, Comércio e Serviços, Moacyr Cristofolini Júnior, disse que essas pavimentações dos corredores são passíveis de receber mais tarde tubulação de esgotamento sanitário pelas suas calçadas, sem precisar mexer no asfalto.

“Já é comum essa prática em outros municípios e temos essa possibilidade no futuro sim, já que as calçadas estão sendo construídas com paver (lajotinha)”. O secretário destacou ainda que uma obra de modernização e segurança como são as pavimentações asfálticas não pode ficar paralisada por causa de uma obra de subsolo que ainda não tem previsão de iniciar. “Estaríamos indo contra o crescimento natural da cidade”.