Timbó aliada à segurança

Curso inédito na cidade surpreende participantes

Por Aline Brehmer 20/07/2018 - 14:08 hs
Foto: Divulgação/Redes sociais

Segurança. Essa é a palavra chave que norteia a rotina de muitas pessoas. Faz parte do tripé de prioridades na vida familiar, junto à saúde e educação. Quando se fala em segurança, entende-se um trabalho coletivo, olhando um pelo bem do outro para, dessa forma, garantir o bem a si próprio e aos demais.

Exemplo de ações que fortalecem esse pensamento é a Rede de Vizinhos que, em Timbó, já está presente em mais de 140 ruas. “A premissa desse projeto é envolver as pessoas, criar essa proximidade entre elas mesmas mas, principalmente, junto à Polícia Militar (PM)”, explica a presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) da cidade, Ana Lúcia Zemuner Grassi.

E é justamente com base nesse pensamento que, pela primeira vez em Timbó e também em um município de pequeno porte, acontece o Curso de Extensão de Lideranças Comunitárias, realizado através da Secretaria de Estado da Segura Pública (SSP) e Diretoria de Segurança Cidadã.

No total, são cinco dias de aulas, sendo que cada uma oferece um assunto específico, estruturado e completo. “Para ministrar esses assuntos junto à comunidade, temos os profissionais mais especializados e qualificados do estado, que se colocaram à disposição para vir até Timbó”, comenta Ana.

Para ela, o fato da Pérola do Vale ter sido contemplada é reconhecimento do trabalho de qualidade que vem sendo feito no decorrer dos últimos anos. “As pessoas que estão participando demonstram esse interesse em buscar algo a mais, tudo pelo bem comum. Foram mais de 60 pessoas que participaram”, destaca a presidente do Conseg.

O curso teve início na última semana e acontece ainda nos dias 23 e 24, com direito à formatura e certificado para quem participou todos os dias. Porém, quem optar por ir apenas em uma das datas, também pode.

“A pessoa não vai receber o certificado, mas o importante aqui é participar, estar interessado, se envolver. A Rede de Vizinhos faz com que as pessoas se sintam fortalecidas, além de auxiliar a polícia através da coleta de dados. O foco é a prevenção. Uma rua segura torna a cidade mais segura também, inibindo o crime e evitando que as pessoas se tornem reféns do medo”, analisa Ana.

Ainda dá tempo de participar

Durante esta semana, o curso realizou a palestra sobre “Polícia Comunitária”, com o Major José Ronaldo Branco; “Mobilização social e estatuto do Conseg”, com o agente da Polícia Civil, Rosinei da Silveira; “Análise e resolução de problemas”, com o 1º tenente da PM, Ruy Florêncio Teixeira Júnior, que é também o diretor do curso.

Já nesta segunda-feira, dia 23, a partir das 18h50min, acontece a aula sobre “Legislação de Conseg”, realizada pela delegada Vanessa de Oliveira e na terça-feira, dia de encerramento e formatura, a partir das 18h, o assunto abordado será “Prevenção ao crime”, com o Coronel da PM de Florianópolis, Luiz Ricardo Duarte.

As aulas irão acontecer Sindicato Metalúrgico de Timbó, localizado na rua Marechal Deodoro da Fonseca, número 321, bairro Imigrantes. Não é preciso realizar nenhuma inscrição e mais informações podem ser obtidas ligando para a Ana no número (47) 99971-0910.