Sua vida é real ou virtual?

Presidente Douglas Marchetti lança campanha de conscientização sobre o uso excessivo do celular e mídias sociais

20/07/2018 - 14:12 hs
Foto: Divulgação/Internet

Que as tecnologias foram criadas para facilitar a nossa vida é fato, porém, o mau uso delas ou mesmo o excesso, podem ser prejudiciais não somente aos adultos, mas principalmente às crianças.

Nesta semana, o presidente da Câmara Municipal de Timbó, Douglas Marchetti, fez uma indicação ao executivo para criar uma campanha ou palestras sobre o uso excessivo do celular e das mídias sociais. A preocupação de Marchetti, que sempre se mostrou muito a favor ao uso, inclusive também adepto as mídias, é o fato do tempo que as pessoas passam navegando na internet, até mesmo no trânsito, o que pode causar tristes consequências.

“Muitas vezes vejo pessoas mandando mensagens e desatentas no trânsito por estarem no celular. Temos que nos conscientizar e utilizar esse aparelho e as mídias para nosso benefício, solucionando ações diárias, facilitando nossa vida e trazendo novas ideias”, opina o parlamentar.

Mais de 90 tentativas de suicídio em Timbó

Outro ponto destacado por Marchetti é a questão do isolamento social e das comparações que as pessoas acabam fazendo com suas vidas e as mídias, ocasionando bullying, preconceito, depressão e, em casos extremos, podendo levar a tentativa de suicídio. 

“Em Timbó, de 2015 a 2017, foram registrados cerca de 92 casos de tentativas de suicídio. Um número relativamente alto para uma cidade com a qualidade de vida como a nossa. Acredito que é preciso acompanhar principalmente o conteúdo de crianças e adolescentes, que estão em fase de desenvolvimento”, frisa o presidente.

Somente até o dia 21 de março de 2018, foram notificados 18 casos de intoxicação exógena. Já nos 52 casos registrados em 2017, 42 foram por uso abusivo de medicamentos, quatro por agrotóxicos, dois por bebida alcoólica, um por drogas e outro por cosméticos, segundo o relatório emitido pela Secretaria de Saúde de Timbó.

Por todo o mundo

A campanha é uma manifestação mundial com o objetivo de chamar atenção das pessoas para o comportamento atual. “Muitas pessoas acabam se isolando nas mídias sociais ou ficam se comparando com a vida que é apresentada na internet, e este não é o objetivo da mídia, pelo contrária, a proposta na verdade é estreitar relações e manter contatos, para que possamos nos encontrar pessoalmente e aproveitar a vida. Nada substitui o contato pessoal e muito menos o olhar. Já presenciei muitos casais em restaurantes que não trocam uma palavra a noite toda, apenas ficam navegando pelo celular. Que vida é essa que estamos criando?”, questiona Marchetti

Para ele, é também preciso tomar cuidado com relação ao conteúdo que as crianças consomem e o tempo que permanecem conectados. “Acredito que a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, poderia criar uma campanha para reforçar essa atenção com os pais, além de alertar a sociedade para estas questões, que podem gerar resultados bem negativos. Vamos estimular o uso das mídias e do celular com responsabilidade para nos proporcionar bem-estar”, propõe o presidente.