Vai faltar água?

Após mais de 90 dias sem um volume de chuva significativo, risco de estiagem é eminente na região

Por Aline Christina Brehmer 06/08/2018 - 10:52 hs
Foto: Divulgação/Defesa Civil de Rio dos Cedros Aline Christina Brehmer/Jornal Café Impresso

Três meses e meio – esse é o tempo aproximado de estiagem no Médio Vale do Itajaí. Hoje, a cota das barragens localizadas em Rio dos Cedros estão em 646,23 metros (apenas 23 centímetros acima da cota mínima) na barragem do Pinhal e em 589,50 metros (apenas 18 centímetros acima da cota mínima) na barragem de Rio Bonito.

O coordenador da Defesa Civil do município, Dilson Dalpiaz, diz que a Celesc já parou as usinas e que há residências que utilizam poços artesanais que já sofreram com problema de abastecimento.

“Assim como nos meses de meio e junho, não choveu nem 20% do que era esperado em julho e, como consequência, o nível dos rios continua caindo”, comenta.

Dalpiaz ressalta que o outro é por natureza uma época na qual a estação do volume de chuvas são bem menores quando comparados ao verão – um motivo a mais para permanecer alerta.

“A falta de chuva dentro de mais duas semanas, por exemplo, pode provocar problemas mais sérios, prolongando esse período de estiagem. Os dados chamam a atenção, principalmente, para o racionamento da água, bem como com os cuidados com as queimadas”, alerta o coordenador.

No que diz respeito ao abastecimento de água no município de Timbó, através do Rio Benedito, o coordenador de Defesa Civil da cidade, Fábio Melere, garante que a situação está regular.

“Até o momento não tivemos nenhuma restrição ou problema. A captação continua normal e é feita após a represa da Thapyoka, onde o nível continua o mesmo”, informa.

Segundo Melere, caso o cenário de estiagem persista, o órgão irá agir conforme as instruções recebidas pela Defesa Civil de Santa Catarina. Porém, de igual forma, ele destaca a importância de utilizar a água de forma consciente, evitando desperdício.

Será que vai chover?

A previsão, de acordo com o portal do Epagri/Ciram (órgão que monitora as condições climáticas em SC), é que não chova durante a próxima semana. Apesar do tempo, a princípio, apresentar nevoeiros e temperaturas baixas em Santa Catarina, há previsão que o sol volte a aparecer no fim de semana, se estendendo no decorrer dos próximos dias.

Entretanto, Melere faz uma colocação. “Quando vemos a previsão da próxima ou das próximas semanas, é preciso estar ciente que podem haver mudanças, não é algo fixo, apenas uma probabilidade. Mas, de qualquer forma, continuaremos monitorando e aguardando as instruções da Defesa Civil do estado”, explica.

Cotas barragens em Rio dos Cedros

Barragem do Pinhal

Nível máximo: 652 metros

Nível atual: 646,23 metros

Nível mínimo: 646 metros

Barragem de Rio Bonito

Nível máximo: 589,50 metros

Nível atual: 582,68 metros

Nível mínimo: 582,50 metros