Presidente assume transporte em Timbó e Linhas passam por mudanças

Expresso Presidente iniciou ontem os serviços de transporte coletivo na cidade

10/08/2018 - 09:24 hs
Foto: Marcelo Dias/Jornal Café Impresso

Conforme anteriormente divulgado em toda imprensa, após o rompimento de contrato entre a Prefeitura de Timbó e a Lancatur, por força de uma decisão judicial, o prefeito Jorge Krüger, pessoalmente, buscou manter os serviços com a empresa antiga, que não aceitou as condições e desistiu de vez de atender o município.

Assim, foram analisadas as propostas de outras empresas, tendo a Expresso Presidente, mais se aproximado da realidade do município. Desta forma, ela começou a atender os usuários do transporte coletivo urbano no município de Timbó ontem, dia 9.

Mudança nas Linhas

Somente no primeiro dia, três linhas sofreram alterações. De acordo com o supervisor de Trânsito e Transportes do Departamento Municipal de Trânsito de Timbó - Demutran, Diogo Santos, houve adequações na Linha 01: Tiroleses/Dona Clara, com a adição do itinerário das 15h25m; na linha Linha 04: Trabalhador/Araponguinhas/Sentido Industrial, no horário das 12h40 o circular passará via Escola Pe. Martinho Stein e na Linha 06: Trabalhador/Vila Germer/Sentido Terminal, no horário das 22h10min o circular passará via Escola Julio Scheidemantel.

“Como já havia sido anunciado, a prefeitura começou as adequações e adiante poderão surgir outras. Nossa maior preocupação é continuar atendendo bem estudantes, trabalhadores e aposentados, que diariamente formam o grande contingente de usuários do transporte coletivo de nossa cidade”, frisa o prefeito.

Ele também aconselha às pessoas que, por algum motivo ficaram sem o transporte coletivo, que incentivem a ação da Carona Solidária para ir e/ou voltar de seu trabalho. “Veja com amigos, vizinhos e colegas a possibilidade. Hoje, a realidade é que o município de Timbó não comporta o transporte coletivo, porque não há usuários suficientes. Por esse motivo é preciso encontrar outros meios de locomoção, como a Carona Solidária”, explica.

Com relação ao transporte coletivo intermunicipal, Krüger diz defende o transporte regionalizado. Segundo ele, uma comissão está sendo formada para discutir a possibilidade de prestação de serviços regionalizados. Farão parte desta comissão os municípios de Blumenau, Gaspar, Pomerode, Timbó e Indaial.

Fretamento

Diante das mudanças nas Linhas, estava havendo certa dificuldade na locomoção dos alunos residentes no bairro Mulde, que ficaram sem o itinerário urbano após o novo contrato emergencial firmado com a empresa Expresso Presidente.

Diante da situação, o Governo do Estado, entrou em contato com Departamento de Trânsito pedindo três orçamentos para, a partir de segunda-feira, dia 13, iniciar o fretamento, disponibilizando um ônibus do estado para fazer a locomoção desses aproximadamente 18 alunos.

“Esse orçamento foi solicitado às três transportadoras e amanhã já deverá ser definido qual vai ser a empresa responsável para iniciar esse serviço na próxima semana”, explica a através da integradora educacional do Setor de Articulação com os municípios da Unidade de Atendimento de Timbó (pertencente à Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Blumenau), Neide Maria Felippi.

Passagem a R$ 4,00

O novo acordo para o transporte coletivo no município foi fechado na tarde dessa segunda-feira, após negociações que já duram semanas. O contrato entre a Expresso Presidente e a Prefeitura será emergencial, de 12 meses. As passagens também sofrerão um reajuste para R$ 4,00, de acordo com a planilha de cálculos da empresa. Ainda assim, será o menor preço praticado na região.

Servidores do Departamento Municipal de Trânsito de Timbó (Demutran), já estão incumbidos de nas primeiras semanas fazerem a fiscalização de rota e conduta no atendimento da nova empresa.

A Prefeitura também estará notificando a empresa Lancatur para que ela efetue o ressarcimento para os usuários que possuírem passes antigos, comprados com antecedência nos escritórios da empresa.

Sistema eletrônico

A nova empresa de transporte coletivo urbano do município de Timbó, Expresso Presidente, iniciou ontem, dia 9, a venda de passagens e passes na bilheteria da empresa, que estará localizada numa sala, junto ao Terminal Urbano Donigo Wolter. Não haverá, por enquanto, venda de passes no guichê da empresa localizado na rodoviária.

A empresa se comprometeu, ainda, de no prazo de 60 dias, iniciar as instalações do sistema eletrônico de passes no município, através de cartão, o qual facilitará o controle e trará mais comodidade aos usuários. À frente das negociações, representando a Expresso Presidente, esteve presente Pedro Mainka, que é gerente de transportes da empresa. 

A relação de linhas e horários está no site oficial: www.timbo.sc.gov.br.