4 toneladas a menos para o meio ambiente

Campanha de Descarte do Lixo Eletrônico promove qualidade de vida em Indaial

Por Aline Christina Brehmer 13/08/2018 - 14:26 hs
Foto: CDL Indaial

Foram 30 dias de coleta da Campanha do Lixo Eletrônico, Lixo Inteligente, Descarte Consciente, que teve uma arrecadação de mais de 4 toneladas de lixo eletrônicos coletados em vários pontos espalhados pela cidade, como escolas, órgãos públicos e entidades, e a população de Indaial mais uma vez abraçou a iniciativa em prol da preservação do meio ambiente.

Foram recolhidos televisões, rádios, computadores, pilhas e vários produtos eletrônicos velhos, estragados que não são mais usados e desta forma terão destino correto.

O lixo eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados.

Para a presidente da entidade, Fernanda Campos, o lixo eletrônico não pode ser descartado como lixo comum e jogado no meio ambiente, pois possui substâncias químicas que podem provocar contaminação no solo e água, além de prejudicar a saúde das pessoas.

“A maioria das pessoas acompanham a evolução da tecnologia, mas não sabem o que fazer com os aparelhos eletrônicos após o uso, através desta campanha esses materiais são recolhidos e passam por uma triagem, onde é feito a reciclagem e a separação das peças, para depois voltar a ser matéria prima, o foco é o reaproveitamento”, observa.

A campanha lixo eletrônico é uma realização da CDL Indaial, mas contou com uma forte parceria entre a prefeitura de Indaial, através das secretarias de meio ambiente e educação, além disto a campanha estava inserida na programação do junho Verde que teve como objetivo a realizações de promoções e ações para a conscientização e a preservação do meio ambiente.