O que é a arte para você?

Semana de Arte aproxima alunos e estudantes, expondo criações inéditas e lições importantes

Por Aline Christina Brehmer 21/08/2018 - 09:00 hs
Foto: Divulgação/EM Prof. Nestor Margarida

Ampliar o contato dos alunos com diferentes formas de arte, aperfeiçoando assim a importância que essa disciplina tem na vida das pessoas – a forma como consegue transmitir sentimentos, as angústias e alegrias. A arte retrata o mundo, tendo também como objetivo permitir que os estudantes tenham um ensino contextualizado e significativo – essa foi a proposta da Semana de Arte, que aconteceu do dia 13 a 16 de agosto na Escola Municipal Professor Nestor Margarida.

Sob o comando da professora de Artes, Francine Marta Bianquini Ferrari, essa foi a primeira edição do evento, que reuniu 540 alunos do primeiro ao nono ano do ensino fundamental. “A ideia surgiu através do Dia Nacional da Arte, comemorado em 12 de agosto. Conversamos várias vezes, desde o início do ano letivo, até chegarmos nessa ideia. Então, convidamos outras pessoas para participarem do projeto”, explica Francine.

Ela diz que a principal lição absorvida pelos alunos é compreender a importância que a Arte tem na vida das pessoas, sendo algo que está sempre presente, nos mínimos detalhes.

Um projeto de todos

Francine explica que todas as turmas do ensino fundamental fizeram o “quadro da turma”. Nele, cada aluno fazia um desenho que o representasse. Depois de prontos, esses quadros foram expostos na escola.

“O processo todo de produção teve acompanhamento de outros professores – que também fizeram, cada um, quadros com seus desenhos. Foi muito gratificante ver meus colegas de trabalho abraçando a ideia e participando”, revela Francine.

Mas a semana teve uma programação rechegada de atrações, como a palestra com a artística plástica Ornella Jacobsen; teatro com o Grupo da Viacredi; palestra sobre “Música: instrumentos e sons”, com o professor José Carlos Furtado e, para encerrar, a oficina de mandalas com a coordenadora Giuvana Salvador.

“Os estudantes participaram prestigiando esses momentos, como forma também de ampliar o conhecimento. Eles gostaram muito, percebemos isso só pela interação que tiveram com nossos convidados especiais”, analisa a professora.

Francine deixa seu agradecimento à escola pela oportunidade. “Meu muito obrigada aos diretores Luiz Koepsel e Rubens Mengarda, às coordenadoras Giuvana Salvador, Dirlene Salvador e Luciane Heinrich, que apoiaram e acreditaram na ideia. Claro, todo o meu carinho aos alunos que prestigiaram e participaram das atividades. É como sempre digo: junto somos mais fortes”, destaca.

“Arte: uma forma de expressar a vida... arte é a expressão de uma pessoa, um grupo, um povo, uma época ou cultura. Quando ouvimos uma música, apreciamos um quadro ou uma escultura, assistimos a uma peça de teatro, a um espetáculo de dança ou lemos um poema, estamos diante de manifestações artísticas”, Francine Ferrari