Purpuratas em ação

Primeiras promessas marcam cerimônia de fundação do Grupo Escoteiro Purpurata em Timbó

Por Aline Christina Brehmer 21/08/2018 - 10:50 hs
Foto: Grupo Escoteiro Purpurata

O Museu da Música de Timbó foi sede de um grande evento. Embalado ao som de tradicionais músicas escoteiras, pois, o local foi palco da cerimônia de fundação do Grupo Escoteiro Purpurata, terceira entidade deste segmento na cidade.

O evento é marcado pela realização da promessa escoteira de todos os membros que fazem parte do grupo e, com isso, passam a integrar a fraternidade escoteira mundial. O ato contou com a presença de autoridades municipais, familiares e muitos “irmãos de lenço”, como são chamados os demais membros do movimento entre si.

Com a fundação do Purpurata, que recebe o número 168/SC, identificando o grupo entre os demais em Santa Catarina, atualmente, o estado conta com 123 entidades escoteiras em atividade, somando mais de 10 mil membros ativos.

Firmando parcerias

Durante as falas das autoridades presentes, a relevância dos fundamentos do escotismo como apoio educacional e moral para os jovens foram citadas em todos os discursos, demonstrando a sensibilidade dos gestores com os objetivos da causa escoteira que é estimular as potencialidades dos membros para que se tornem cidadãos úteis, responsáveis e comprometidos com a sociedade.

O Grupo Escoteiro Purpurata iniciou suas atividades com os jovens em março deste ano, na sede da Associação de Moradores do Bairro Padre Martinho, mas a partir do final deste mês de agosto estará mudando sua sede para a Escola de Ensino Fundamental Clara Donner, no bairro Dona Clara, a convite da escola e com apoio da APP local e da Gerência Regional de Educação.

“Essa parceria que nasce também alinha-se aos objetivos da União dos Escoteiros do Brasil em expandir para dentro das escolas o escotismo, possibilitando estar mais próxima dos jovens e proporcionando um complemento fundamental para a formação do caráter dos mesmos”, garante o Diretor Técnico do Grupo, Everton Pedroso.

Até dez anos

O Grupo Escoteiro Purpurata atende crianças com idade entre 6,5 e 10 anos, no Ramo Lobinho, entre 10 e 14 anos, no Ramo Escoteiro e entre 15 e 17 anos, no Ramo Sênior. Futuramente também estará apto para atender o Clã Pioneiro, para jovens maiores de 18 anos, mas qualquer interessado pode se informar do funcionamento do Grupo por meio da página de facebook do Purpurata.