Vida nova para eles

Um mês após serem resgatados e ficarem sob os cuidados de Ivone Simão, os animais apresentam melhora

Por Aline Christina Brehmer 24/08/2018 - 14:16 hs
Foto: Marcelo Dias/Jornal Café Impresso

Nesta semana completou exato um mês de uma situação que chocou Indaial e região. No dia 23 de julho, uma égua teve que ser sacrificada devido aos maus tratos. Ela foi encontrada em um terreno no bairro Warnow, junto com sua potrinha e mais dois cavalos – todos estavam desnutridos e em estado crítico, porém a égua foi a única a receber eutanásia, procedimento realizado pelos profissionais do Cidasc que foram até o local.

E como ficaram os demais animais? Eles foram resgatados pela protetora independente Ivone Simão, que é também responsável pela Associação Refúgio Animal. Nesta semana, Ivone compartilhou como estão seus novos protegidos 30 dias após o trauma.

“É quase inacreditável a recuperação deles, a pelagem está voltando, estão nutridos. A potrinha, que agora está com 11 meses, visivelmente continua sofrendo as consequências disso tudo, especialmente por sentir falta da mãe”, comenta Ivone.

Ela diz que todos os três já foram desverminados duas vezes, casqueados, tosados e são escovados diariamente. Mas, a ação principal para a recuperação dos cavalos, segundo a protetora, é simples: “muito amor e beijinhos da mamãe”.

Responsável pelos cuidados de mais de 100 cachorros, Ivone pede auxílio para continuar realizando seu trabalho em prol dos animais indefesos. “Precisamos de ração, aveia amassada, feno pré-seco, alfafa e tudo o mais que as pessoas tiverem e possam doar para nos ajudar”, pede.

E o proprietário dos animais? Segundo o vereador Diego Pandini, uma das pessoas que fez o Boletim de Ocorrência (BO) contra o homem, o caso será levado adiante. “Só eu e mais duas pessoas fizemos BO contra ele. Nós recebemos uma intimação e daqui alguns dias estaremos sendo chamados, como testemunhas, para depor. Após essa audiência na delegacia, acredito que o caso seja encaminhado para o Fórum. Vou até o final com essa história”, destaca o parlamentar.

Polenta com Galinha é neste fim de semana

Além dos equinos, Ivone também hoje abriga e cuida de 110 cães (que moram em outra área, separada dos cavalos). Para auxiliar nessas despesas, ela está realizando no dia 25 de agosto sua tradicional Polenta com Galinha.

O evento inicia às 11h e acontece na Santa Esmeralda Futebol Clube, localizada na rua 15 de abril, número 130, no bairro Carijós, em Indaial. “Haverá música ao vivo, venda de camisetas e outras atrações”, convida Ivone.

Toda a renda obtida com o evento será revertida para custeio da alimentação e cuidados veterinários dos animais que estão sob os cuidados da protetora. Mais informações podem ser obtidas ligando para ela no número (47) 99121-0422.