Timbó recebe novos ares

Prefeitura de Timbó promove melhorias em praças, parques e revitaliza jardins da cidade

Por Aline Christina Brehmer 28/08/2018 - 11:41 hs
Foto: Camilla Dallabona

Entre os meses de julho e agosto a Prefeitura de Timbó, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, de Planejamento e Meio Ambiente e do departamento de Turismo, vem restaurando vários equipamentos e revitalizando os jardins de parques e praças da cidade.

A iniciativa é do executivo municipal e visa manter equipamentos que não causem danos aos usuários, bem como preservar a beleza desses locais, como explica o próprio prefeito Jorge Krüger. “Nossos parques e praças recebem diariamente dezenas de pessoas, principalmente nos fins de semana. São famílias inteiras que circulam por esses locais. Para isso precisamos oferecer equipamentos em bom estado de conservação e um ambiente agradável, bem cuidado, que promova o bem-estar de todos”.  

Mais segurança

Diversos canteiros da cidade também foram revitalizados com o plantio de flores. E a determinação, ainda segundo o prefeito, é que os parques, praças e canteiros espalhados pela cidade sejam vistoriados constantemente e passem por uma revitalização quando necessário.

“Uma cidade bem cuidada vira atrativo aos próprios moradores e junto com turistas que visitam nossa cidade e frequentam esses locais, movimentam nossa economia”, salienta o prefeito. 

No Parque Central a equipe do Samae realizou a limpeza e recuperação do chafariz. Ele recebeu, ainda, um filtro portátil. “Também foram instalados novos bicos para direcionar a água, tornando os jatos ainda mais bonitos e eficientes”, afirmou Diego Zatelli, diretor de manutenção do Samae. No Parque Central também foram trocados os suportes das lixeiras que eram de madeira por metal. 

Já no Parque Henry Paul foram realizados diversos melhoramentos. Brinquedos e objetos em madeira foram restaurados e os de metal consertados. Também foram instaladas seis câmeras de monitoramento para tentar controlar a depredação do patrimônio público.

Uma ação de todos 

Segundo a diretora de Turismo de Timbó, Flávia Cipriani, um problema grave que vem acontecendo em praticamente todos os espaços públicos é o constante registro de vandalismo. Ela lembra que todo valor que é reinvestido num espaço público que sofreu vandalismo sai do bolso do próprio contribuinte.

“Pedimos para a população fiscalizar junto conosco os espaços. Vamos, certamente, continuar cuidando e mantendo nossos parques e praças para toda população, mas precisamos da cooperação de todos”.

Outro espaço revitalizado foi a Praça da Saúde do Bairro Araponguinhas. Nela foram empreendidos vários serviços como a melhoria da quadra de futebol de areia, da tela proteção, dos bancos, dos brinquedos e dos jardins. Também passaram por melhorias e mensalmente são vistoriados os parques Jardim Botânico e Morro Azul e as Praças da Saúde dos bairros Nações e Capitais.