Mudanças no ensino de Timbó

Secretário da Semed, Alfroh Postai, anuncia novidades no processo de modernização das escolas municipais

Por Aline Christina Brehmer 03/09/2018 - 15:15 hs
Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Timbó

“Entendemos que esse é o caminho. A tecnologia está inserido em tudo o vemos e vivenciamos, por isso é importante que esteja presente na vida das crianças também, mas sempre de uma forma consciente e educativa”. As palavras são do secretário de Educação de Timbó, Alfroh Postai.

Em entrevista à redação do Café Impresso nesta semana, ele citou algumas novidades que estão sendo planejadas para acontecerem em 2019, como os quadros digitais.

“A intenção é comprar dez deles para cada escola, mas cada um tem o custo de R$ 15 mil. Também estamos equipando todas as salas de aula das seis escolas municipais com um multimídia (Datashow) e, dentro das possibilidades, nunca deixamos de investir na literatura, brinquedos e material didático pedagógico”, garante.

Para Postai, o ano de 2017 foi de planejamento e 2018 em diante é para colocar as ideias na prática, como o processo de formação continuada que tem se mostrado cada vez mais eficiente e importante. “Professores antenados e atualizados estão ainda mais aptos a desenvolver uma educação cada vez melhor para as crianças que estudam aqui”, defende o secretário.

Alunos monitorados em tempo real

Foi também implantado o Sistema de Controle Acadêmico para alunos do zero aos 14 anos de idade, tornando possível aos professores e funcionários da secretaria de Educação saberem o que está acontecendo e sendo ensinado em sala de aula naquele momento – uma facilidade que deve chegar até os pais no próximo ano.

“A ideia é que o pai tenha acesso total para saber, naquele dia e horário que ele preferir, qual é a aula que seu filho está tendo. É tudo em tempo real e essas informações ficam armazenadas na nuvem”, explica Postai.

Mas não para por aí: a busca em incentivar a independência e responsabilidade das crianças desde muito cedo é também uma preocupação da escola. Foi pensando nisso que o processo de modernização no ensino municipal pretende, em breve, tornar a entrada do aluno na escola um processo digital.

“Estamos negociando com empresas a possibilidade de que os estudantes tenham uma pulseira ou um crachá digital, assim, ao chegar na instituição, ele vai passar esse cartão/pulseira no leitor de código. A informação cai direto no sistema e o professor nem precisa mais fazer a chamada”, comenta o secretário.

Nesse mesmo acessório também estará registrada a quantidade de calorias que a criança está recebendo diariamente na merenda, o grupo vitamínico e até mesmo servirá como uma “assinatura” na hora de pegar algum livro na biblioteca.

“Recebemos na última semana o Prêmio Projeto Inovador 2018, entregue no II Fórum de Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí, um reconhecimento à implantação do nosso Clube de Tecnologia (robótica no ensino fundamental) nas escolas da rede municipal de ensino, uma disciplina que até ano que vem deve ser implantada em todas as escolas”, informa Postai.

Novas formas de aprender

O secretário destaca ainda outro evento de grande repercussão em Timbó: o II Circuito de Integração da Educação Infantil, que foi promovido pela Semed e encerrou nesse fim de semana e oferecer uma ampla programação às crianças e comunidade em geral.

“Teve contação de histórias, apresentações teatrais e atividades recreativas, entre muitas outras atrações. Nosso objetivo é promover essa integração entre as crianças, professores e as Unidades, UPEs e NEIs, ampliando oportunidades de aprendizagem de uma forma prazerosa e divertida. Esse evento ainda foi somado ao Caravana Move do Sesc e o que tornou tudo ainda mais especial e único foi o tempo, encerrando o evento com um lindo céu de brigadeiro”, comenta o secretário.