Olhar atento aos jovens e às crianças

IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente acontece no próximo dia 11

10/09/2018 - 09:53 hs

Olhar atento aos jovens e às crianças
Adelma de Souza é assessora institucional da Assistência Social de Timbó

Acontece em Timbó na próxima terça-feira, dia 11 de setembro, a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Neste ano, o tema abordado será a Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências e, a partir deles, serão discutidos outros cinco eixos: garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social; prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes; orçamento e financiamento das políticas para crianças e adolescentes; participação, comunicação social e protagonismo de crianças e adolescentes e espaços de gestão e controle social das políticas públicas de crianças e adolescentes.

Conforme explica a assessora institucional da Assistência Social de Timbó, Adelma Antunes Ruas de Souza, os participantes serão divididos em cinco grupos e cada um dele terá seu respectivo monitor, o qual ficará responsável por fazer a explanação dos cincos eixos com base naquilo que for discutido dentro do grupo.

“Em cima dos eixos e do que surgir de discussão vão ser formadas as propostas, as quais serão discutidas na Plenária ao fim daquele mesmo dia. Disso tudo serão extraídas as melhores propostas, que vão ser enviadas à X Conferência Estadual, que acontece no início de 2019”, esclarece Adelma.

Ela complementa ainda informando que para participar da próxima etapa, serão eleitos (também no próximo dia 11) dois delegados governamentais, dois delegados não governamentais e, caso os pais autorizem, também dois adolescentes.

A roda de conversa que vai acontecer durante a próxima terça-feira é aberta à toda comunidade, bem como os conselheiros de direitos, conselheiros tutelares, trabalhadores das políticas públicas, Ministério Público, Poder Judiciário, Executivo e Legislativo e Câmara Mirim – mas os principais convidados são as crianças, os adolescentes e suas famílias.

“Todos poderão estar tirando dúvidas e colaborando com a elaboração e implementação de políticas públicas, projetos de Lei e demais instrumentos e ações voltados à promoção, proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes do município de Timbó”, garante Adelma.

Programação

13h – Credenciamento
13h15min – Mesa de abertura
13h30min – Leitura e aprovação do regimento interno
13,45min – Palestra Magna
14h30min – Trabalho das oficinais temáticas/apreciação das propostas municipais que terão por base os cinco eixos (citados da matéria)
15h30min – Intervalo
15h45min – Plenária de apresentação, discussão e aprovação das propostas
17h – Eleição dos Delegados para a X Conferência Estadual
18 – Encerramento