Poeira na Mulde vai acabar

Rua Pomerode a um passo de ser pavimentada

10/09/2018 - 13:38 hs

Mais uma etapa vencida. Nessa terça-feira, dia 4, durante a Sessão Ordinária realizada na Câmara de Vereadores de Timbó, foi aprovado em caráter unânime o pedido de um financiamento no valor de R$ 15 milhões, destinados à pavimentação da rua Pomerode, no bairro Pomeranos.

Com 4,6 quilômetros de extensão, essa pavimentação seria classificada como a segunda maior obra viária da história do município, ficando atrás apenas do Anel Viário do Araponguinhas.

“Essa foi mais uma etapa. Agora, com a aprovação dos vereadores, o próximo passo é aguardar os trâmites do projeto, que já está na Caixa Econômica Federal, através do Avançar Cidades, um projeto do Governo Federal”, explica o prefeito Jorge Krüger. 

Depois, caso aprovado, então seria a vez do processo licitatório.

A partir dessa obra, caso o financiamento seja aprovado, todo o trânsito pesado (contando com o impacto no Anel Viário do Araponguinhas) da cidade que vier de Rio dos Cedros e Pomerode, por exemplo, poderá ser desviado por ali, chegando diretamente à BR-470.

Krüger destaca ainda que o pagamento do empréstimo de R$ 15 milhões seria parcelado em 20 anos, com carência de quatro anos para começar a pagar – a exemplo de como foi feito o PAC do Araponguinhas, cujas parcelas começaram a ser pagas em 2017.

“Pensando a longo prazo, sem dúvida é uma obra que se paga, principalmente levando em consideração o custo da irrigação (que acontece quatro vezes por dia com o carro pipa), patrola e macadamização que são realizados na rua Pomerode hoje”, destaca o prefeito.

Mas, para ele, o principal e maior efeito dessa obra seria a qualidade de vida dos moradores, que não iriam mais sofrer com a poeira no dias quentes e secos e lama nos dias de chuva. “Tudo que é feito, sempre visa o melhor para a comunidade”, garante Krüger.