Em busca de médicos

Município realiza processo de credenciamento para suprir falta de profissionais em cinco especialidades

Por Aline Christina Brehmer 21/09/2018 - 16:04 hs
Foto: Aline Christina Brehmer/Jornal Café Impresso

Cinco. Esse é o número de especialidades que estão em falta na Policlínica de Timbó atualmente. As áreas que não estão atendendo são a de pequenas cirurgias, dermatologia, psiquiatria, gastro e pneumologista.

A secretária de Saúde do município, Deise Nicholetti Mendes, explica que esse problema surgiu em abril deste ano, sendo consequência de uma situação que ocorreu em novembro de 2017.

“Foi nessa época que iniciamos a cobrança dos registros diários de frequência dos médicos, por meio do ponto biométrico, fazendo a exigência que fossem cumpridas as cargas horárias de todos os profissionais da saúde”, relembra.

Sendo assim o procedimento para aqueles que não estivessem cumprindo suas horas, sem justificativa legal, era o desconto em folha de pagamento das horas não registradas.

Tal situação teria sido o motivo pelo qual alguns profissionais pediram demissão e, após o município estar cientes de que especialistas estariam saindo, iniciou um processo de credenciamento.

“Estamos agora analisando a documentação entregue pelos interessados. Essa etapa deve ser concluída no decorrer dos próximos dias”, comenta a secretária. Através do credenciamento Deise diz que a expectativa é resolver o problema, no máximo, até outubro.

“Corremos o risco também de não virem todas as especialidades, mas o município de forma alguma está com os braços cruzados, muito pelo contrário, estamos buscando formas de atender a essa demanda”, garante.

Deise diz que hoje a maior fica de espera é dos pacientes que aguardam atendimento na área de ortopedia.

Hoje a Policlínica oferta atendimentos nas seguintes especialidades:

·         Cirurgia na área de urologia

·         Urologia

·         Pediatria (com atuação de dois profissionais da área)

·         Angiologia

·         Cirurgia na área de pediatria

·         Ginecologia

·         Cirurgia geral

·         Fonoaudiologia

·         Cirurgia na área de ginecologia

·         Ortopedia (com atuação de três profissionais da área)

·         Otorrinolaringologia

·         Nefrologia

·         Endocrinologia

·         Cardiologia

·         Proctologia

·         Ginecologia/Obstetrícia