O dia da melhor idade

Quase 200 idosos participaram da Gincana da Terceira Idade, em Timbó

Por Aline Christina Brehmer 28/09/2018 - 08:42 hs
Foto: Aline Christina Brehmer/Jornal Café Impresso

“Se estivéssemos em casa, estaríamos fazendo o que? Aqui encontramos diversão e muitos amigos. Uma manhã que com certeza gostaríamos que se repetisse mais vezes”.

As palavras de dona Irma Tomazelli, de 81 anos, representam a sensação compartilhada por outros 190 participantes da 4ª Gincana da Terceira Idade, que aconteceu nesta semana em Timbó, no Centro de Convivência do Idoso, anexo ao Jardim Botânico.

O evento é em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, celebrado na próxima terça-feira, dia 1º, e foi realizado pela Prefeitura Municipal, através de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e Assistência Social, com apoio Fundação Municipal de Esportes.

A monitora da Melhor Idade de Timbó, Daiane Gonçalves, diz que a gincana atendeu as expectativas propostas pela organização, registrando um número maior de participantes em comparação à edição anterior.

“Iniciativas como essa são de fundamental importância, porque proporcionam momentos de integração, descontração e alegria para eles”, analisa. A o que não faltou foi muita disposição e risadas.

Participação ativa

A redação do Café Impresso esteve no local e, ao chegar, se deparou com vários grupos separados em mesas dentro do Centro, em uma atividade que envolvia música, exercitando a memória e também os movimentos dos participantes – essa brincadeira era intitulada como “Qual é a música?”

Além dessa, foram promovidas outras atividades, como caminhadas, alongamento, pilates, dança com balão, chute ao gol, enigmas, corrida da esponja e uma linda apresentação cultural dos idosos atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Mas, além de toda diversão que envolvia o ambiente, também existiu a competitividade. Os participantes foram divididos em cinco equipes – azul, verde, vermelha, amarela e laranja – e envolveram-se em atividades e competições ao longo de todo o dia. A equipe azul somou 4 mil pontos e consagrou-se campeã da Gincana, e os integrantes foram premiados com medalhas. A programação do evento contou também com a entrega das medalhas aos atletas que participaram dos Jogos da Melhor Idade – Fase Municipal.

Ao fim do dia, fora entregues as Medalhas dos Jogos da Melhor Idade – Fase Municipal, premiando a equipe vencedora, que foi aplaudida e parabenizada pelos demais colegas.

“Atividades como essa fortalecem as amizades e a integração social, cooperação, estimulando a prática de atividade física e agilidade no raciocínio lógico, o que contribui para melhorar a qualidade de vida dos participantes”, destaca Daiane.

Mais ações a caminho

Nem todos que estiveram lá participaram das atividades, mas ainda assim se divertiram muito, como o casal Nair Dallabrida, 64 anos e Leopoldo Teske, 74 nos. Juntos há 29 anos, compartilharam um momento que vai ficar na memória. “Meu marido não pode mais dançar, mas existem outras formas para se divertir, sem dúvida”, garante dona Nair.

Para a dona Irene Doege, de 90 anos, e suas colegas Iris Nichelatti, de 64 anos e Cenoir Canteli, de 68 anos, “a Gincana foi a melhor coisa que já fizeram”, e questionam se há possibilidade de que ações semelhantes sejam realizadas ainda no decorrer deste ano, uma pergunta que Daiane responde.

“A Gincana acontece uma vez por ano, mas existem outras atividades, como os Jogos da Melhor Idade, Dança Coreografa, Dança Sênior, as reuniões mensais nos bairros, jogos de mesa realizados três vezes por semana na parte da parte, entre outras tardes dançantes”, esclarece.

A secretária de Saúde e Assistência Social do município, Deise Nicholetti Mendes, ressalta que a “Gincana tem por objetivo integrar os grupos da cidade e oferecer aos idosos um dia de lazer e bem-estar”.

“Gratidão a eles”, Daiane

Sejam eles nossos avós, tios, bisavós ou pais, são pessoas que merecem ter um dia só seu, mas de igual forma também merecem o carinho e reconhecimento em todos os outros dias do ano. Em homenagem aos seus avôs e avós do coração.

“Envelhecer faz parte do ciclo da vida. Respeitar e proporcionar um ambiente agradável, saudável e alegre aos Idosos é dever de todos. Gratidão a todos os idosos timboenses que fizeram da nossa cidade um lugar especial para vivermos e que me fazem amar meu trabalho ainda mais a cada dia que passa. Parabéns pelo Dia do Idoso!”, parabeniza em nome de todo o grupo da Melhor Idade, que tem também como coordenadora Mariane Stédile e como motorista Jean Carlos dos Reis.

Participaram do evento idosos atendidos pelo CRAS/Grupos de Idosos de Timbó/Idosos do Ancionato Elze Bens e também idosos que não frequentam grupos.