Um passo mais perto da cura

Jucira Lotério, de 45 anos, enfrenta uma luta contra o câncer e, nessa caminhada, foi surpreendida por uma corrente do bem

Por Aline Christina Brehmer 28/09/2018 - 09:30 hs
Foto: Divulgação/Redes sociais

Seis meses após uma operação que retirou um tumor de seu intestino grosso, Jucira Lotério, hoje com 45 anos recém completados, está apenas iniciando sua batalha pela vida – mas fé, otimismo e apoio não faltam, lhe dando a certeza que cada dia está mais perto de se curar completamente do câncer, uma doença que, segundo estimativas do Inca, deve fazer 600 mil novas vítimas no Brasil entre 2018 e 2019.

Hoje, Jucira enfrenta as sessões de quimioterapia. Já fez cinco e, na próxima semana, lida com mais algumas horas do tratamento. Mas, em meio a todas essas mudanças repentinas em sua vida, ela sempre lembra de agradecer por cada novo dia.

“Tenho três filhos, um deles com sete anos. Eles são meu apoio e base nesse momento difícil”, revela. Mas há outras pessoas que sustentam a alegria dela, como seu companheiro Luiz Shiccatto, de 35 anos, e sua sogra, Luiz Schiccatto, de 62 anos, que hoje é quem cuida de Jucira.

“Não posso ficar sozinha ou andar longas distâncias, tanto que para me locomover utilizo a cadeira de rodas. Nós pagamos aluguel aqui onde moramos e também as parcelas do carro, então é o Luiz quem está bancando as coisas, mas graças a Deus tenho minha sogra para me ajudar”, agradece.

A força da solidariedade

Há dias em que Jucira consegue ir e voltar de ambulância do Hospital Santo Antônio, mas muitas vezes, como a sessão de quimioterapia chega a demorar até cinco horas, os horários não batem, então quem a leva e busca são seus dois filhos mais velhos.

“Nós nos unimos e encontramos um jeito de fazer dar certo, mas, claro, as despesas pesam. Há os exames que preciso fazer, como a tomografia, que custam caro, mas não necessários, entre outras despesas. Por isso nos sentimos muito agradecidos por sermos envolvidos nessa corrente solidária que estamos vendo”, destaca Jucira.

A solidariedade à qual ela se refere partiu da amiga Eli Fernandes, que com apoio de outras pessoas criou a “Pastelada em prol do tratamento de Jucira”. Uma das grandes e importantes parcerias firmadas foi com o casal Camila Santos e Fabricio Raitz de Jesus, proprietários da Pastelaria Raitz.

“Não conheço a Jucira pessoalmente, mas a Eli é uma amiga em comum que temos. Foi ela quem veio conversar comigo e pedir auxílio. Sempre que há alguma ação beneficente a gente procura ajudar, diminuindo nosso lucro na venda dos pasteis para estar ajudando a quem precisa, e foi assim que a ideia da pastelada surgiu. Fizemos os tickets e é aqui em nossa casa que iremos fazer a entra dos pasteis no próximo dia 6”, explica Camila.

Pastéis à venda

Os tickets estão sendo vendidos a R$ 10,00 cada (com direito a três pastéis) e a entrega dos salgados acontece no próximo sábado, dia 6, das 10h às 14h na rua Rudolfo Piske, número 824, no bairro Padre Martinho Stein.

Se preparando para enfrentar sua nova sessão de quimioterapia e rodeada da família e de amigos, Jucira diz que hoje se sente muito mais forte. “Acredito que de agora em diante as coisas irão melhorar. É preciso sempre ter fé em Deus e acreditar”.

Mais informações sobre a pastelada podem ser obtidas ligando para o número (47) 99224-0345 e falando com a Camila.