A força rosa que move milhões de vidas

Unidades de Saúde de Timbó preparam ações para o Outubro Rosa

Por Aline Christina Brehmer 08/10/2018 - 08:58 hs
Foto: Divulgação/Internet

Outubro é o mês dedicado a prevenção e combate ao câncer de mama e colo do útero. A campanha do Outubro Rosa se popularizou em vários países do mundo, e em Timbó uma série de ações estão programadas para acontecer durante todo o mês nas Unidades de Saúde do município.

O Dia D da campanha está marcado para 20 de outubro, sábado, quando todas as Unidades atenderão das 8h às 17h, sem intervalo, exclusivamente para coleta de preventivo.

De acordo com a secretária de Saúde e Assistência Social de Timbó, Deise Mendes, o Dia D tem como objetivo beneficiar as mulheres que trabalham durante a semana, e têm dificuldade de comparecer à Unidade de Saúde nos horários convencionais.

“O mês de outubro é um marco, enfatizando e lembrando homens e mulheres da importância do combate ao câncer. Porém, vale ressaltar que os cuidados e a prevenção acontecem durante todo o ano”, acrescentou.

Durante todo o mês, as Unidades de Saúde de Timbó irão trabalhar com a comunidade questões primárias para a prevenção do câncer do colo do útero e de mama, como o tabagismo, má alimentação e sedentarismo, hábitos sexuais, exposição solar, radiação, consumo de bebidas alcoólicas, entre outros. Estes fatores são considerados de risco pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca).

“Muitas pessoas se preocupam apenas com o exame, sem refletir que pequenas ações podem preveni-las destas doenças tão temidas”. Deise explica que a função das Unidades de Saúde é justamente a prevenção, e que o tema é trabalhado para todo o público, não se limitando apenas às mulheres.

Coleta de preventivos

Durante todo o ano, as Unidades de Saúde de Timbó realizam a coleta do exame Papanicolau, popularmente conhecido como preventivo. O método é o mais indicado para a identificação de lesões ou alterações que possam caracterizar alguma doença ou infecção, entre elas o câncer de colo do útero.

O agendamento pode ser feito diretamente nas Unidade de Saúde, e o exame também é realizado gratuitamente pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Timbó, no telefone (47) 3399-2104.

Ações em andamento em Indaial

Na cidade de Indaial a Rede Feminina de Combate ao Câncer também já preparou seu cronograma de atividades para este mês.

Programação do Outubro Rosa em Indaial

Dia 5, das 9h às 12h

Visita no Shopping Vitória Régia

Dia 6, às 8h

Sábado Feliz das Crianças

Dia 8, às 10h

Panfletagem na Vila Germânia

Dia 9, às 8h30

Panfletagem na Hering

Dia 9, às 10h30

Panfletagem na Mister Bordados

Dia 12, às 14h

Panfletagem na Wanke

Dia 16h, às 8h

Palestra na empresa Parado no Ar

Dia 16, às 10h

Palestra na empresa Werken Química

Dia 20, às 8h

4º Pedal Rosa com saída da Prefeitura

Dia 20, às 8h30

7ª Caminhada pela Vida, com saída da Prefeitura; 1ª Cavalgada das Patroas, com saídas do parque Jorge Hardt e 1ª Caminhada dos Professores, com saída da Prefeitura

Dia 23, às 14h

Palestra na Uniasselvi

Dia 29, das 8h30 às 17h30

Dia Cor de Rosa Mãos Amigas

Dia 31, às 9h

Doação de peças ao Shopping Vitória Régia

Dia 31, às 19h

Missa de Encerramento na Igreja Santa Inês