Atenção e cuidado com os pequenos

Grupo de Escoteiros Duque de Caxias faz revitalização na Uei Encano do Norte e beneficia mais de 100 crianças

Por Aline Christina Brehmer 08/10/2018 - 09:03 hs
Foto: Divulgação/Redes sociais

Os pequenos 103 estudantes da Unidade de Ensino Infantil (Uei) Encano do Norte de Indaial receberam uma enorme surpresa nesta semana. Ao chegarem para um novo dia de aprendizados e diversão, encontraram sua Unidade completamente renovada: pinturas refeitas, um lindo jardim, uma horta pronta para receber plantio e um incrível caminho sensorial.

Tudo isso (entre muitas outras modificações) foi a missão dos jovens que participam do Grupo Escoteiro Duque de Caxias. Entre 15 e 17 anos, eles fazem parte do grupo Sênior e unidos mostraram a força que têm.

“Foi feita a limpeza dos pátios, pinturas, troca de pneus velhos e outros itens que estavam gastos no parque. A limpeza do colégio, incluindo a parte do refeitório, e os desenhos artísticos também foram todos feitos por eles”, explica o chefe de Seção do Ramo Escoteiro do Grupo, Willian Adelmo Buzzi.

A coordenadora da Uei, Márcia Tonett Lopes de Oliveira, também se mostrou muito contente e agradecida pela iniciativa. “As crianças cegaram na segunda-feira e quando viram tantas novidades ficaram muito entusiasmadas. Agora temos uma horta para plantar junto com eles e um caminho sensorial, feito com pedrinha, brita e areia, além dos brinquedos, como o trator, que foi feito de pneus”, compartilha.

Márcia comenta que a Unidade se mudou para a nova área, que é alugada, faz pouco tempo, por esse motivo havia tanto a ser feito e o principal desafio estava em limpar os entulhos do local – que agora esbanja apenas o colorido dos brinquedos e o verde do gramado e das árvores.

Em toda e qualquer ocasião

Buzzi explica que a ação foi resultado do Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária (MutCom), um evento que está incluso nos calendários dos escoteiros em todo o país.

“A base dessa iniciativa é fazer um trabalho que beneficie a sociedade. Mas, além do MutCom, costumamos também trabalhar sempre essas questões sociais com nossos jovens, algo que faz parte do programa de desenvolvimento dos escoteiros”, diz.

A forma como os locais que vão receber a ação é escolhida muitas vezes é em decorrência dos contatos feitos através do CMDCA, onde os escoteiros conversam com profissionais da secretaria de Educação e diretores de escolas.

“Essa troca de ideias é muito importante, inclusive, cada vez mais diretores vêm até nós solicitando algum tipo de auxílio no local onde trabalham”, comenta. O chefe destaca que, somente neste ano, já foram realizadas sete ações de cunho social, firmando parcerias com diversas áreas do município e também do setor empresarial. Outro exemplo citado é a revitalização da Uei Professora Tereza Luiza Lucini Tridapalli, no bairro dos Estados, que durou seis meses.

“Nós agradecemos a oportunidades de realizar essa e todas as demais revitalizações, principalmente à direção da escola que nos dá todo o suporte necessário aos nossos jovens. Isso vem de encontro à promessa que fazemos, de ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião”, finaliza Buzzi.