Para ficar na história de Timbó

Mais de 58 mil pessoas visitam a 28ª Festa do Imigrante, batendo recorde de público

Por Aline Christina Brehmer 22/10/2018 - 11:54 hs
Foto: Daiane de Souza/Prefeitura Municipal de Timbó

A Festa do Imigrante 2018 superou todas as expectativas! Essa análise pode ser feita pelos organizadores logo após o término da Festa, partindo do quesito público visitante. Durante os quatro dias de evento, de 11 a 14 de outubro, 58.578 pessoas passaram pelo Parque Henry Paul. Os dados são da Eldorado, empresa responsável pelo sistema que contabilizou o público durante a 28ª Festa do Imigrante, e representa um aumento de 65,7% em relação ao público estimado na última edição, que foi de 35 mil pessoas.

O registro aconteceu de forma automática, a partir do tageamento de aparelhos celulares, e alcançou a marca de 45.060 visitas durante os quatro dias do evento.  De acordo com a empresa responsável pelo sistema, esse número tende a ser 30% maior, levando em conta crianças e pessoas que não possuíam aparelhos celulares durante a Festa, chegando a marca de mais de 58 mil visitantes.

O relatório final do monitoramento de público mostra que cerca de 25 mil pessoas diferentes prestigiaram a 28ª Festa do Imigrante. O pico de público foi registrado na sexta-feira, dia 12, totalizando pouco mais de 24 mil visitantes, seguido de sábado (13), quando o Parque Henry Paul recebeu cerca de 15.675 visitas. O horário com maior circulação de público foi a noite, entre às 19h e às 22h.

O sistema de controle de público foi novidade este ano, possibilitando maior precisão na contabilização dos visitantes. Jorge Ferreira, presidente da Comissão Central Organizadora, CCO, da 28º Festa do Imigrante, explica que por ser um evento totalmente gratuito e com portões abertos, o levantamento do público acaba sendo um desafio. “Este ano conseguimos apresentar números reais do público visitante, com mais exatidão e em curto espaço de tempo”, avaliou.

Para o prefeito Jorge Kruger, os expressivos resultados mostram que o objetivo da Festa foi alcançado. “A Festa do Imigrante é feita para presentear as famílias de Timbó e região, com opções de lazer e divertimento gratuito para todos. Ver o Parque Henry Paul lotado de timboenses e turistas nos quatro dias de Festa é a prova de que todo esforço valeu a pena” destacou.

29ª Festa do Imigrante

Realezas dos 150 anos

A noite de domingo, 14 de outubro, foi marcada pela escolha das Rainhas e Princesas da 29ª Festa do Imigrante e das Rainhas do Sesquicentenário e Rainha do Turismo. Dez candidatas mirins e dez candidatas adultas representaram na passarela do Pavilhão Cultural os bairros em que residem, encerrando a 28ª edição da Festa do Imigrante. Autoridades, imprensa, torcidas animadas, e famílias timboenses e visitantes participaram do evento.

A mesa julgadora foi composta por Doralice Panini, Carolina Vecchietti, Aster Scheidt, Jorge Ferreira, Rodrigo Ramos e Astrid Ideker. O desfile foi apresentado por Ricardo Torres e Gilmara Giotti, e contou ainda com a interpretação da cantora timboense Jussara Florêncio para a canção “Incancellabile”, da italiana Laura Pausini.

Na categoria mirim, Djulia Jhoana Ferrari Kroenke do Bairro Travessão dos Tiroleses foi eleita Rainha Mirim da 29ª Festa do Imigrante. Isabelly Luiza Jeremias do Bairro das Nações ficou com o título de 1ª Princesa, e Priscilla Pisetta Paganelli, que representou o Bairro Pomeranos, foi eleita a 2ª Princesa.

Entre as candidatas adultas, a coroa de Rainha da 29ª Festa do Imigrante ficou com a representante do Bairro Vila Germer, Greice Paola Sandri. Emily Cardoso, do Bairro Padre Martinho Stein, foi eleita a Rainha do Sesquicentenário, enquanto Caroline Hoffmann, do Bairro das Nações, conquistou o título de Rainha do Turismo.

As candidatas foram avaliadas de acordo com os seguintes critérios: simpatia, desenvoltura, beleza e comunicação verbal.