Casan: como está o abastecimento em Indaial?

Após problemas no abastecimento nesse último fim de semana, reunião é realizada na Prefeitura. Gerente da Casan também se manifesta e dá seu parecer sobre a situação

Por Aline Christina Brehmer 05/11/2018 - 10:32 hs
Foto: Divulgação

Uma denúncia do vereador Flávio Molinari (PSDB), de Indaial, coloca novamente a Casan em pauta na cidade. A situação, envolvendo problemas no abastecimento de água em alguns pontos do município, teria acontecido entre os dias 27 e 28 de outubro.

Na ocasião, a Casan emitiu um comunicado: “Devido a problemas de fornecimento energia elétrica registrado no sábado em nossas unidades, o abastecimento de água ao município está prejudicado desde ontem. A Estação de Tratamento está funcionando a pleno e estamos fazendo operações para abastecer os bairros, mas nossos técnicos acreditam que somente na madrugada desta segunda-feira ou amanhã de manhã o sistema estará normalizado. Neste período, a Companhia solicita aos moradores que têm água em seus reservatórios individuais que limitem o uso ao essencial. Pedimos desculpas à população pelos transtornos”.

Ciente da situação, Molinari se dirigiu até a Estação de Tratamento de Água (ETA), buscando maiores esclarecimentos a respeito da falta de água e, lá, foi informado por um dos funcionários que “a falta de água do dia 27 teria durado menos de duas horas. Mas ela também disse que a estação precisa manter o abastecimento, o que se torna uma dificuldade com pausas tão grandes. Prova disso é que no dia 29 os reservatórios ainda não estavam trabalhando em níveis normais”, diz Molinari, destacando que formalizou sua denúncia na Agência Intermunicipal de Regulação (Agir).

Reunião na prefeitura

Na manhã dessa quarta-feira, dia 29, Molinari participou de uma reunião na prefeitura na qual estavam também o vereador Antônio Carlos Fink; o chefe de gabinete Manoel Boaventura (representando o prefeito André Moser, que está em viagem), a vereadora Ana Paula, o Promotor de Justiça Rodrigo França e os engenheiros sanitaristas Ricardo Martins e Katia, que trabalham na empresa Motta Martins Engenharia, que foi vencedora do processo de licitação do contrato existente hoje entre a Casan e a prefeitura de Indaial.

“Sou contra a municipalização do sistema de água. Vejo apenas uma alternativa nesse momento: fazer com que a Casan cumpra rigorosamente o contrato firmado com o poder público, investindo também no sistema de água e esgoto. Acho viável também que sejam feitos novos reservatórios nos bairros Encano do Norte, Benedito, João Paulo II, Estradinha, Estrada das Areais e Encano Baixo”, analisa.

Gerente da Casan faz esclarecimentos

O gerente da Casan de Indaial, Valdeci Ferreira, explica que a situação está regularizada. “Naquele dia acabou faltando energia devido a algum problema relacionado à Celesc. Por ser um dia bonito e de sol, sendo que até então tinham sido dias seguidos de chuva, o consumo de água acabou sendo muito mais alto do que o normal. Isso somado ao fato de que a energia demorou 1h45min até retornar acabou gerando esse problema de desabastecimento nas partes mais altas do morro. Nas partes baixas não, permaneceu tudo normal”, diz.

Ele destaca que a Casan está à disposição para atender aos cidadãos indaialenses. “Hoje mesmo atendi a um chamado da Agir, mas chegando na residência a moradora disse que não tinha feito nenhuma reclamação. Há outras situações, como a rua Minas Gerais por exemplo, que está em obras. Nós fazemos a manutenção e por esse motivo precisamos, em alguns momentos, desligar o registro, para evitar problemas na rede. Mas logo em seguida o serviço retorna ao normal”, esclarece o gerente.

Ele ainda cita que há outras ocorrências atendidas pela Casan, como uma casa que ficou cinco dias sem água e, assim que o morador fez a reclamação, foi verificado que o problema era a bomba de ar, que estava estragada. “Há problemas assim que acontecem e irão acontecer vez e outra, mas a Casan, ciente do que está ocorrendo, entra em ação para buscar a solução desse problema. Reforço que hoje nossos reservatórios estão cheios e o fornecimento de água acontece normalmente na cidade”, evidencia Ferreira.

Nota da Prefeitura

“A Prefeitura contratou a empresa Motta Martins Engenharia Ltda ME, via processo licitatório, para prestar assessoria de fiscalização do contrato entre Município e Casan. Essa empresa irá avaliar o contrato nos aspectos econômico, financeiro e operacional. Nesta quarta, 31 de outubro, ocorreu a primeira reunião com a equipe da Motta Martins Engenharia, no Gabinete, onde participaram representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal”.