A nova missão de padre Marcelo

Padre Marcelo Martendal irá ser empossado como pároco da Catedral São Paulo Apóstolo no dia 2 de dezembro, às 9h

Por Aline Christina Brehmer 12/11/2018 - 10:37 hs
Foto: Rafael David/Jornal Café Impresso

“O sentimento do povo é de coração partido, assim como em parte é também o meu. Gosto da cidade e das pessoas, mas ao mesmo tempo temos que estar abertos a Deus, a missão à qual Ele me chamou e confia”.

É com essas palavras que o padre Marcelo Martendal define qual é a sensação de estar, após quase cinco anos, se despedindo de Indaial. O comunicado oficial sobre sua saída chegou no dia 1º de novembro, confirmado pelo bispo Dom Rafael Biernaski.

Martendal irá assumir, a partir do dia 2 de dezembro, a Catedral São Paulo Apóstolo de Blumenau, trocando de lugar com o padre João Bachmann, que ficara à frente da Igreja Matriz Santa Inês.

“Ao iniciar as celebrações nesse fim de semana era possível ver em minha frente as centenas de olhos marejados e senti aquele nó na garganta. Mas aos poucos as pessoas vão compreendendo e se adaptando, até porque, felizmente, o padre João já é conhecido aqui, então isso amortece um pouco o impacto da notícia”, reflete Martendal.

Onde tudo começou

Martendal destaca que a partir do momento em que se assume a missão de ser padre, automaticamente também se fica ciente de que um dia a transferência ocorra. “Somos enviados à uma determinada comunidade, mas ali não é nosso lugar definitivo. Foi o que aconteceu agora e isso mexe com os sentimentos, sem dúvida, mas faz parte da escolha que fiz há nove anos”, desabafa Martendal.

E, relembrando essa quase uma década como pároco, ele revela que está retornando para a cidade onde tudo começou. “Quando ordenado fui designado vigário da Catedral, onde fiquei os dois primeiros anos, estando ao lado do padre João. Depois atuei como administrador na Paróquia Santa Cruz e, então, vim para cá”, compartilha.

 A força da Palavra

Em uma entrevista concedida à Revista Indaiá no fim de 2017, padre Marcelo diz que tem trabalhado e voltado atenção para estar próximo do jovem, levar a mensagem do Evangelho, criar um diálogo e relação de confiança.

Na mesma ocasião, também conversou sobre o principal problema que, diariamente, era revelado por diversas pessoas que vinham buscar atendimento e conselhos – os quais Martendal oferece através da Palavra.

“Se fosse para indicar hoje o principal problema que aflige adultos, jovens, idosos e crianças, seriam as relações familiares. Isso é uma consequência da degradação familiar que aconteceu no decorrer dos anos. Mudanças e transformações profundas com as quais as pessoas ainda não sabem lidar, não compreendem. Não existe uma fórmula pronta, cada caso é único. Por isso é preciso ouvir e, através da experiência e missão que me foi confiada, oferecer alguma saída, um caminho, mas nada é fácil. Os problemas afligem a todos, não é?”, indagou.

Posse será dia 2 de dezembro

Em toda essa história construída no decorrer dos últimos anos, uma coisa é certa: as amizades e laços feitos com os indaialenses de forma alguma deixarão de existir. Pelo contrário, padre Marcelo já adianta que, assim como na Paróquia, a Catedral também está de portas abertas para a comunidade, seja local ou regional.

“A Catedral é a igreja mãe da diocese. Por isso estendo o convite para que as pessoas acompanhem minha posse, que acontece lá às 9h do dia 2 de dezembro”, reforça o padre.

Já a posse do padre João Bachmann, que será no mesmo dia, vai ser no período da noite, às 19h, na Igreja Matriz Santa Inês.