Jovens e artistas

Estudantes de Timbó desenvolvem trabalho que relaciona literatura e arte

Por Aline Christina Brehmer 23/11/2018 - 16:39 hs
Foto: Divulgação

 

Foram 164 ideias, pensamentos, preferências. 328 mãos traçando desenhos e pinceladas, criando novas formas e, ao mesmo tempo, traduzindo histórias literárias para o seu próprio mundo ao mesmo tempo em que expressam os mais diversos e intensos sentimentos.

E justamente essa era a proposta do projeto “Você já leu um livro hoje?”, realizado na Escola de Educação Básica Professor Juvenal Cardoso Zanella, sob o comando da professora Cristina, que orientou os estudantes na produção do rascunho. Em seguida, eles levaram o esboço para casa e deram vida à sua criação.

“O objetivo é conhecer e reconhecer diferentes gêneros textuais. Foi assim que os estudantes do sexto ao novo ano, com base nas sinopses e histórias dos livros, reproduziram as capas desses contos, desenvolvendo seus dons artísticos”, esclarece Cristina, orgulhosa dos jovens.

De forma geral, o trabalho levou 30 dias para fica pronto e a professora diz que, tendo a parceria dos alunos como aconteceu neste ano, pretende levar o projeto adiante.

“Quando o professor lança uma ideia, espera-se a aceitação os estudantes. Nada é mais gratificante do que ver eles realizando as atividades com zelo e prazer”, garante.

Para ela, esse trabalho só foi possível também graças à colaboração do corpo docente e equipe gestora da escola.

“Agradeço imensamente aos meus colegas pela paciência comigo e com os alunos que por vezes ‘atrapalhamos’ suas aulas. Agradecimento especial às professoras Ana e Gabrielle por me ajudarem na exposição dos trabalhos. Não podia deixar de fora A diretora, Katia, que sempre embarca nos nossos projetos, nos apoia e incentiva. Aproveito para parabenizar os alunos, dizer que sou grata por poder conviver e aprender todos os dias com eles. Sou extremamente realizada profissionalmente, orgulho-me dessa profissão tão nobre”, agradece.