Dupla acusada de torturar e matar idoso em Timbó está presa

Um dos suspeitos estava em liberdade temporária e o outro tem mandado de prisão em aberto

Por Aline Brehmer 27/11/2018 - 09:19 hs
Foto: Divulgação/Polícia Civil de Timbó

A Polícia Civil de do Estado de Santa Catarina, através do Setor de Investigação e Capturas da Delegacia de Polícia Civil da Comarca de Timbó, coordenado pelo delegado de Polícia Raphael Souza Werling de Oliveira, elucida latrocínio do senhor Harold Schneider, 83 anos, ocorrido no dia 30 de outubro, no bairro Mulde Central, em Timbó.

Na época, a redação do Café Impresso conversou com parentes da vítima. O crime ocorreu no período naquela tarde quando o seu Harold se preparava para roçar o gramado nos fundos de sua chácara, sendo surpreendido por dois homens que o agarraram por trás, deferindo-lhe socos e pontapés, uma ação muito violenta que resultou em diversos hematomas na vítima. Por fim, os ladrões roubaram cerca de R$ 800,00 e amarraram a vítima já desmaiada na varanda de casa.

Horas de desespero

Somente à noite, por volta das 21h, que o seu Harold conseguiu retomar a consciência e procurar ajuda com vizinhos, sendo acionada a Polícia Militar e posteriormente a Polícia Civil, que iniciou a investigação.

O Agente plantonista da Delegacia de Polícia iniciou imediatas diligências no local dos fatos, acionando Perito do Instituto Geral de Perícias (IGP) na procura de vestígios e entrevistando a vítima hospitalizada.

No dia seguinte a equipe do Setor de Investigação prosseguiu com as diligências “in loco”, ouvindo testemunhas e recolhendo imagens de câmeras de segurança próximas, que flagraram dois suspeitos transitando de bicicleta nas imediações, em mesmo horário que ocorrera a ação criminosa.

No dia 1º de novembro, a Guarnição Especial da Polícia Militar de Indaial (Gein), prendeu em flagrante C.S.S. pelo crime de roubo em residência, cuja ação foi semelhante ao crime ocorrido no bairro Mulde Central em Timbó: dois homens, desarmados, com muita violência e xingamentos.

Na ocasião da prisão foi reconhecido o comparsa S.E.S, porém este conseguiu fugir, sendo capturado somente dia 7 de Novembro, também pela Polícia Militar.

Saída temporária e mandado de prisão em aberto

C.S.S. cumpre pena em regime semiaberto no Presídio Regional de Blumenau e estava em gozo de saída temporária de sete dias quando cometeu os crimes. Já S.E.S estava evadido do sistema prisional, com mandado de prisão em aberto por sentença criminal definitiva. Ambos respondem por diversos crimes de lesão corporal, furto e roubo.

"Em meio às investigações, recebemos a notícia que a vítima havia sido hospitalizada novamente e posteriormente veio a falecer devido as complicações dos traumas causados no crime", comenta o delegado da Polícia Civil de Timbó, Raphael Souza Werling de Oliveira, responsável pelas investigações.

Desta forma, com o recebimento dos laudos técnicos do IGP e com a conclusão do relatório de investigação, definindo autoria e materialidade, a Autoridade Policial conclui o Inquérito, remetendo-o à apreciação do Poder Judiciário, requerendo o deferimento da prisão preventiva dos autores pelo crime de latrocínio consumado, cuja pena varia de 20 a 30 anos de prisão.