Educação Infantil é assunto em reunião ordinária

27/11/2018 - 09:35 hs
Foto: Divulgação/CMI

O secretário municipal de Educação, Jairo Gebien, apresentou informações sobre a situação do atendimento nas Unidades de Educação Infantil de Indaial, durante a sessão de sexta-feira (23). O convite partiu do vereador Diego Pandini, por meio do requerimento 164/2018.

Gebien citou o artigo 29 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o qual diz a Educação Infantil é instituída como a primeira etapa da Educação Básica. Segundo o secretário, é na Educação Infantil que a criança começa a desenvolver suas capacidades físicas, cognitivas, afetiva, estética, ética, de relacionamento interpessoal e de inserção social. “Por isso que nós, da cidade de Indaial, não trabalhamos com creches, nós somos Unidades de Educação Infantil, onde nossas crianças se desenvolvem, convivem, aprendem e se socializam”, esclareceu.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica também prevê a educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos, organizada como pré-escola, ensino fundamental e ensino médio. Em outras palavras, conforme Gebien, as crianças de quatro anos já passam a frequentar, obrigatoriamente, a Educação Básica, sem aguardar na lista de espera.

De acordo com o secretário, atualmente Indaial conta com 24 Unidades de Educação Infantil e quatro escolas que atendem a Educação Infantil. Mais de 3,7 mil crianças, de 0 a 5 anos, estão matriculadas nestas unidades, nos períodos integral e parcial. Para atender a todas as crianças que necessitam de vagas nas unidades, a secretaria optou por retirar o período integral da última turma da Educação Infantil (crianças que completam 6 anos após a data-corte, 31 de março, e que não podem ingressar no primeiro ano).

Em relação à quantidade de crianças que aguardam na fila de espera para o atendimento em 2019, Gebien esclareceu que existiam 390 inscritos até novembro. Este número, no entanto, será zerado até a quarta-feira (28). “Isso é resultado de um trabalho em equipe. Enquanto gestor público, eu tenho que me preocupar não apenas em atender o integral daquela criança, mas atender aquela família que não tem vaga para deixar o seu filho nas Unidades de Educação Infantil”, destacou o secretário.

O calendário escolar para 2019 e a suspensão do plantão de janeiro também foram abordados na reunião. O encerramento das atividades da Educação Infantil neste ano será no dia 21 de dezembro, e o retorno, em 30 de janeiro de 2019. O calendário escolar do próximo ano vai totalizar 219 dias, 19 dias a mais do que determina a legislação federal.

Gebien ainda apresentou relatório dos plantões realizados durante 2018. Conforme as informações, 5.133 crianças foram inscritas para os plantões, mas apenas 3.678 compareceram. Ou seja, houve uma defasagem de 30% e o pagamento de 86 professores, para uma demanda que não frequentou os plantões.