Médicos cubanos se despedem de Benedito Novo

Como forma de agradecimento aos serviços prestados, a Secretaria de Saúde realizou uma gincana com os dois profissionais

30/11/2018 - 08:49 hs
Foto: Divulgação/Prefeitura de Benedito Novo
Médicos cubanos se despedem de Benedito Novo
Participantes receberam medalha ao completar percurso

Médicos cubanos deixam de atender nas Unidades Básicas de Saúde de Benedito Novo, após o rompimento do contrato entre Brasil e Cuba, através do Programa Mais Médicos, do Governo Federal.

Idelisa Velazquez Tornes trabalhava para a Secretaria de Saúde do município desde 2016, na UBS de Alto Benedito. Juan José Rodrigues Rojas havia iniciado os atendimentos no ano passado, na UBS de Santa Maria e na UBS do Centro. Eles atuavam como clínicos gerais, com especialização em Saúde da Família e Comunidade. “A especialização eles concluíram no Brasil, através da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS/UFSC)”, destaca o secretário Ronie Gilberto Loewen.

A despedida ocorreu nesta semana. “Em nome da Administração Municipal, como forma de agradecimento pelo importante serviço prestado à população da nossa cidade, realizamos uma confraternização entre a equipe da secretaria e os dois médicos. Eles foram presentados com bandeiras de Benedito Novo, casinhas do tempo, que são símbolos da cidade, e receberam moções de agradecimento”, ressalta o secretário.

O Ministério da Saúde já abriu edital para substituição desses profissionais.