Você não está imune ao HIV

Secretaria de Saúde de Timbó promove ações para o Dia Mundial da Luta contra a Aids

Por Aline Christina Brehmer 30/11/2018 - 13:50 hs
Foto: Divulgação/Internet

Amanhã, dia 1º de dezembro, é celebrado o Dia Mundial da Luta Contra a Aids. Em Timbó, a Secretaria Municipal de Saúde realizará, nesta data, testes rápidos de HIV, Hepatite B e C e Sífilis em toda a população, das 8h às 12h, na Praça da Thapyoka – Avenida Getúlio Vargas, nº 211, Centro.

A campanha tem como lema “Eu me cuido, eu me testo, eu me conheço”, e visa conscientizar a população para a importância e facilidade dos testes rápidos.

“As pessoas não devem ter receio de fazer os testes, pelo contrário. Quanto antes descobrir, mais simples será para tratar”, pontua a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Timbó, Grasiele Campregher. Ela explica que o teste rápido é feito a partir de um pequeno furo em um dos dedos e demora cerca de 30 minutos para apontar os resultados. “Não é necessário qualquer tipo de jejum ou avaliação médica, basta apresentar um documento com foto”, acrescenta.

Em 2017 foram realizados 10.834 testes rápidos no município de Timbó e 30 novos casos de AIDS foram descobertos. Os testes são disponibilizados gratuitamente em todas as Unidades de Saúde do município, mediante agendamento, e diariamente na Policlínica de Referências, com livre demanda.

Além da ação do próximo sábado (01), a Secretaria de Saúde de Timbó está distribuindo folders informativos e preservativos nas Unidades de Saúde do município. “Qualquer um pode ter HIV ou outra doença sexualmente transmissível e não saber. Por isso a importância do preservativo, ele é sempre a melhor forma de prevenção”, destaca Grasiele.