Brinquedos embrulhados de amor

Projeto nas UPEs de Timbó transforma a vida das crianças e suas famílias

Por Aline Christina Brehmer 04/12/2018 - 08:55 hs
Foto: Divulgação

Desenvolver brinquedos usando, exclusivamente, materiais reciclados. Quem diria que uma missão tão desafiadora transformaria a vida de tantas crianças? A criatividade tomou a frente desse projeto, que foi desenvolvido pela professora de Artes, Flávia Menestrina.

O objetivo dela era fazer uma espécie de encerramento, um momento de confraternização entre os alunos. “Sabemos o quanto as crianças gostam de receber presentes. Então essa atividade, além de desenvolver melhores noções de conscientização e sustentabilidade, revendo novas finalidades para o “lixo”, também proporcionou uma troca de presentes lindos, divertidos e criativos”, destaca.

Os estudantes tinham entre quatro e seis anos e a atividade foi desenvolvida em quatro Unidades Pré-Escolares (UPEs): Alecrim, Jasmim, Pinguinho de Gente e Pequeno Príncipe.

Envolvimento da família

As crianças tiveram ajuda dos pais para, no prazo de até 20 dias, confeccionar um brinquedo. “Teve casa de bonecas feita com garrafas de produtos de limpeza e papelão, cavalos de pau feitos com garrafa pet e cabo de vassoura, bilboquê com garrafa pet, pés de lata, carrinhos, vai e vem, pebolim, bolas de meia, boliche, bonecas de pano, aviões, batedeira e muito mais. Foi incrível”, compartilha orgulhosa a professora.

Para Flávia, a participação da família nesse processo sem dúvida fez toda a diferença. “O principal objetivo era enxergar a possibilidade de criações através daquele lixo que todos os dias jogamos fora. Com certeza os pais também voltaram a ser um pouco crianças, porque muito do que foi desenvolvido é da época deles, de brincadeiras que as crianças hoje puderam retomar”, avalia.

Amigo secreto especial

A entrega dos presentes ocorreu em forma de Amigo Secreto. “Cada um dos estudantes recebeu um presente sabendo que aquilo foi feito especialmente para ele, que não existe em nenhuma outra loja. Isso é de um valor inestimável, uma lembrança para toda a vida”, reflete a educadora.

A atividade foi um fechamento do projeto Brinquedos e Brincadeiras e teve como inspiração e suporte as obras do artista Ivan Cruz. “Esse momento também serviu para mostrar aos pequenos que o Natal não precisa ser apenas de presentes comprados, que podemos criar algo – e isso é muito mais valioso. Quero agradecer às famílias que se envolveram nesse projeto junto com seus filhos, acreditando na ideia da partilha e doação em busca de fazer um outro alguém feliz", frisa Flávia.