Orgulho para Timbó

Por Aline Christina Brehmer 06/12/2018 - 14:45 hs
Foto: Divulgação/Redes sociais

Atletas do Projeto Judô Para Todos Timbó mais uma vez trazem prêmios, reconhecimento e conquistas para a cidade. A Charissa Colaço é um exemplo: recebeu a medalha de bronze das Paraolimpíadas Escolares do Brasil, mostrando que quando há dedicação e amor pelo esporte, não existem barreiras que não possam ser superadas, independente de ser ou não deficiente visual.

O judoca João Victor e seu pai, que é também sensei, Giovani Ferreira, foram homenageados no 1º Torneio de Judô Para Todos de Americana. O Gabriel Luiz Gonçalves conquistou a sétima colocação no Meeting Estadual de Judô, competindo com mais de 800 atletas vindos de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, entre outros estados. Infelizmente, ele não chegou às oitavas de final.

O torneio

O 1º Torneio de Judô Para Todos de Americana, realizada no último dia 23, aconteceu no ginásio da Praça de Esportes "Marco Antonio Gobbo", em Americana, foi Junior Suraci e Caio Piva, professores de judô que trabalham com a modalidade na Apae de Americana, com o apoio de muitos colaboradores, incluindo a APAE de Americana, Secretaria de Esportes de Americana, 8ª Delegacia Regional da F.P.Judô, decidiram realizar um torneio de judô para portadores de necessidades especiais.

E o projeto tomou forma e com muito capricho na organização, recebeu judocas de clubes e APAEs de várias cidades, além do professor Ricardo Lúcio do Espírito Santo e Giovani Ferreira, de Santa Catarina. Ferreira tem trabalho destacado na promoção do Judô Para Todos no Brasil em seu estado natal e é pai e técnico de João Vitor Ferreira, atleta que foi campeão mundial na classe Judô Para Todos em 2017, na Alemanha, que também participou do evento. Ao todo 96 judocas participaram da competição.

As disputas, todas totalmente monitoradas, foram realizadas em quatro áreas e todos os participantes receberam medalhas e um kit lanche.

O Judô para Todos, tem entre os seus principais objetivos, promover a participação, o bem-estar, o desenvolvimento, a autonomia, a disciplina, o respeito, a solidariedade e a socialização das Pessoas com Deficiência (PCDs).