Criança também faz arte

Mostra Cultural da Upe Girassol reúne professores, estudantes e famílias

Por Aline Christina Brehmer 11/12/2018 - 10:54 hs
Foto: Upe Girassol/Divulgação

A infância é uma época de descobertas, aventuras e magia. É nesta fase que as crianças descobrem o mundo, através da sua criatividade e curiosidade. Por esse motivo que a professora Luiza Helena Böttner garante: “nenhuma atividade na educação é tão relevante como a de criar desenhos, pinturas, montar, colar, ir ainda mais longe ao mundo da imaginação infantil”.

No dia 1º desse mês, nas dependências da Unidade Pré-Escolar Girassol, aconteceu a I Mostra Cultural, “Criança também faz arte”. Nessa ocasião as crianças puderam apresentar aos pais e seus convidados, as obras que produziram durante o ano letivo de 2018.

Inspiração

Para Luiza, a criatividade é uma potencialidade do ser humano e sua realização é uma das suas necessidades, uma vez que é através dessa habilidade que se desperta a imaginação, concentração, coordenação motora, realização, o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças, além de estimular o gosto pelas artes.

“Reconhecemos que a criança que chega num âmbito escolar pode desenvolver-se socialmente e individualmente através de processos de vida e de aprendizagem. É na interligação destes dois importantes níveis: individual e cultural que se dá o processo imaginativo e criativo”, analisa Luiza.

Obras inspirada em grandes artistas como, Claude Monet, Van Gogh, Giuseppe Arcimboldo, Pablo Picasso, Frida Kahlo, Pablo Picasso e artista timboenses como Solange Lenzi Packer e Ornella Jacobsen, entre tantos outros. “Mais do que apreciar as produções, as famílias e as crianças foram conduzidas pelo fio que une as obras e tiveram a oportunidade de descobrir algo novo ao interagir com os espaços da Upe”, comenta Luiza.

Os pequenos artistas

Para a professora, este foi um momento muito agradável de compartilhar com as famílias e com a comunidade o trabalho que vem sendo desenvolvido com as crianças. “A Exposição foi o resultado do empenho de nossos pequenos artistas em seus trabalhos, no qual fizeram ressignificações de obras com criatividades. A arte reflete a história e a cultura vivenciada por uma pessoa, levando-se em consideração seus valores estéticos de beleza, harmonia e equilíbrio”, pontua Luiza.

Ela destaca que isso tudo é facilmente percebido por um adulto, mas para uma criança, a manifestação do universo infantil é algo natural, sem que ela se dê conta de que está expressando tudo o que vivência naquele momento. Expressando suas emoções, criatividade e aguçando sua própria percepção.

Os olhos, os ouvidos e a língua vêm antes da mão. Ler vem antes de escrever e desenhar antes de traçar as letras do alfabeto”, Mahatma Ghandi