Vivendo o melhor da terceira idade

A fisioterapeuta Fernanda Freitag apresenta soluções eficazes para diversos problemas enfrentados pelos idosos

Por Aline Christina Brehmer 11/12/2018 - 16:11 hs
Foto: Marcelo Dias/Jornal Café Impresso

“Temos vários pacientes com histórico de depressão, alguns vivendo situações muito pesadas que envolvem perdas de entes queridos. É algo delicado para lidar, mas buscamos sempre a melhor alternativa”. As palavras são da fisioterapeuta Fernanda Freitag.

Ela é também gerontologista e responsável pela clínica GerontoVita, que fica em Benedito Novo. Para Fernanda, os exercícios motores que ela pratica junto aos idosos buscam mais que a resistência: também atuam no fortalecimento, alongamento e conscientização corporal.

“Sempre tento unir treinos que beneficiem as partes cognitiva e motora, ou seja, exercícios físicos associados à memória. Um exemplo é o ato de jogar bola mas, ao mesmo tempo, falar nomes de animais. Essa interação serve para que eles pensem no que estão falando ainda que a atividade praticada nada tenha a ver com aquilo”, esclarece Fernanda.

As atividades na GerontoVita acontecem uma vez por semana, sempre nas quintas-feiras. Já em Timbó ela tem seu consultório, onde atende de forma individualizada.

“Faço uma avaliação com cada paciente e monto um tratamento em cima da queixa funcional, do problema que ele está enfrentando. Esses desafios são desde de incontinência urinária e fecal até doenças como o Mal de Parkinson. São tarefas específicas para cada um deles, mas que também estimulam memória e função motora”, explica a fisioterapeuta.

Ela destaca ainda a reeducação postural, uma reorganização do corpo e músculos dentro do método GTS. “Tenho ainda outras formações que se aplicam nesse âmbito”, complementa a profissional.

Para obter mais informações sobre o trabalho de Fernanda é possível ligar ou encaminhar mensagem de WhatsApp para o número (47) 99965-9293.