Temporal causa blecaute

Somente em Indaial, mais de 13 mil residências ficaram sem energia

Por Aline Christina Brehmer 14/12/2018 - 14:32 hs
Foto: Defesa Civil/Indaial

A sensação térmica bateu o limite de 51º C. Em destaque a quarta-feira, dia 12, foi, até então, o dia mais quente da semana. Mas se o calor ultrapassou todos os limites entre os períodos da manhã e tarde, de noite uma forte tempestade se armou sobre o Vale do Itajaí.

Rajadas de vento, relâmpagos e raios atingiram todas as cidades da região. Em Indaial, mais de 13 mil casas ficaram sem energia, mas o blecaute também foi registrado em Timbó, Blumenau e outras cidades próximas.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Indaial, Ivo Odorizzi, ocorreu um destelhamento no Loteamento Souza, bairro Sol e Centro. “Registramos muitas quedas de árvores e, durante o dia de ontem, tínhamos três equipes nas ruas para cortar e tirar o que foi danificado pelo vento. Um dos destelhamentos chegou a atingir um carro, mas ninguém ficou ferido”, esclarece.

Odorizzi relata que a Defesa Civil de Santa Catarina tem dado alertas importantes, entretanto, na quarta-feira não houve nenhum comunicado sobre o temporal que se aproximava, tudo aconteceu muito rápido.

“Foram até então três dias muito quentes e, por consequências, tempestades acabam se tornando comuns no fim da tarde, início da noite. A atenção é sempre indispensável. O que alertamos às pessoas é que evitem ao máximo saírem de suas casas, permanecerem no trânsito ou deixar carros estacionados embaixo de árvores e até mesmo nas ruas. Em caso de tempestade o mais indicado é sempre procurar um local seguro até que a mesmo passe”, alerta.

Para registrar ocorrências, é possível ligar na Defesa Civil (199) ou também para os bombeiros (193).