Idoso morre carbonizado em Benedito Novo

Ingo Wetzel estava fazendo uma queimada em área de reflorestamento. Queimadas e xepas de cigarro descartadas ao ar livre são as principais causas de incêndio

Por Aline Christina Brehmer 14/12/2018 - 15:00 hs
Foto: Divulgação

Um homem de 67 anos morreu carbonizado nesta semana. A vítima, Ingo Wetzel, foi encontrada já sem vida pelos bombeiros em meio às chamas na localidade de Alto Benedito, em Benedito Novo.

A redação do Café Impresso conversou com o 3º Sargento Jean Carlos Espíndola, do Corpo de Bombeiros Militar da cidade. Ele explica que a guarnição atendeu a ocorrência por volta das 20h40 dessa quarta-feira, dia 12, e apesar de não poder afirmar a causa da morte, tudo indica que Ingo teria se intoxicado com a fumaça e desmaiado em seguida.

“Tudo começou com uma queimada. Eles estavam fazendo o reflorestamento de eucalipto e, a princípio, a vítima teria limpado parte do local e colocado fogo naquele mato, mas devido aos fortes ventos, as chamas se espalharam e o incêndio tomou grandes proporções”, esclarece Espíndola.

O fato de seu Ingo possuir deficiência, fazendo uso da muleta para conseguir se locomover, acabou sendo um fator que prejudicou sua possível fuga do local.

“Apesar de o terreno onde esse incêndio aconteceu ter sido perto do quartel, era de difícil acesso, tanto que o caminhão dos bombeiros não conseguiu chegar lá”, complementa o sargento. O Instituto Geral de Perícias (IGP) esteve no local para recolher o corpo. Ingo foi velado e enterrado ontem, dia 13.

Xepas de cigarro também são perigosas

Ainda na quarta-feira, outro incêndio havia sido atendido um pouco antes, dessa vez na localidade de Santa Rosa. Populares repassaram à guarnição a informação de que um veículo teria passado e alguém de dentro dele acabou jogando uma xepa de cigarro no chão – foi o suficiente para que as chamas ganhassem força e começassem a se espalhar.

“No início da semana também houve uma situação de reflorestamento, na qual fizeram uma “queimadinha”, que iniciou outro incêndio. Logo perto havia uma casa, mas felizmente ninguém se feriu. A gente pede para que as pessoas evitem ao máximo fazer qualquer tipo de queimada, já que com os dias quentes e secos que estamos vivenciando nesta semana é muito fácil para iniciar um incêndio, que pode tomar proporções inimagináveis e até mesmo fazer vítimas fatais”, alerta o sargento.

“Qualquer queimada que seja feita por esses dias não terá possibilidade de ser controlada”, comandante Vinotti

O comandante Evandro Vinotti, do Corpo de Bombeiros Voluntários de Indaial, diz que 99% das ocorrências de incêndios atendidas pela guarnição são causadas por ações diretas.

“Ou tem alguém queimando lixo, ou fazendo queimada no terreno. Atendemos uma ocorrência em que o fogo conseguiu “pular” uma lagoa e chegar do outro lado do terreno. Isso acontece porquê os corpos incandescentes ficam flutuando e caindo por toda a região. Também reforço que as queimadas são crimes ambientais e geram, além de risco, multas que podem ser muito altas”, alerta.

Para ele, qualquer queimada que seja feita por esses dias não terá possibilidade de ser controlada – ainda que as pessoas pensem que consigam manter o fogo restrito a uma determinada área.

Um dos maiores incêndios registrados já neste mês aconteceu em Blumenau. Na tarde dessa segunda-feira, dia 10, uma área de aproximadamente 20 mil metros quadrados, que fica logo atrás do Shopping Neumarkt, foi tomada pelas chamas. Foram mais de 12 horas de trabalho dos bombeiros, contando com apoio do Arcanjo 03, para que as chamas fossem, enfim, controladas.

Até o momento ainda não se sabe o que teria iniciado o fogo no local. Somente em Blumenau, nos últimos três meses, foram registrados quase 20 casos de incêndios semelhantes a esse.

Incêndios florestais atendidos pelo 3º Batalhão de Bombeiros Militar até às 22h20 do último dia 12, quarta-feira:

Gaspar: 7

Timbó: 3

Blumenau: 6

Benedito Novo: 3

Rio dos Cedros: 1

Brusque: 3

Total: 23

Essas estatísticas compreendem ocorrências geradas pela Central de Operações. Alguns casos chegaram a ser controlados pela população pois não havia viaturas disponíveis para atendimento, em razão da alta demanda, mas são registros reais.

Crime previsto em Lei

De acordo com o Artigo 250 do Código Penal, queimar qualquer coisa em ambiente aberto é considerado crime, além de causar problemas à saúde e uma poluição absurda. O Código Penal nomeia crimes como as queimadas de “crimes contra a incolumidade pública”, veja o que o Código Penal diz sobre esse assunto:
Art. 250: Causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem.

Pena: reclusão, de três a seis anos, e multa.

Incêndio culposo
2º - Se culposo o incêndio, é pena de detenção, de seis meses a dois anos.