A força da cultura italiana

Rio dos Cedros celebra seus 57 anos de emancipação política

Por Aline Christina Brehmer 20/12/2018 - 10:25 hs
Foto: Divulgação

Dezembro é um mês especial para a cidade de Rio dos Cedros. Nesta semana, no dia 19, quarta-feira, o município comemorou seus 57 anos. Para o prefeito Marildo Domingos Felippi, o momento é de comemoração.

“Falamos aqui de uma cidade composta por pessoas ordeiras e trabalhadoras, um local que vem se desenvolvendo econômica e socialmente, oferecendo aos riocedrenses um bom padrão de vida, com serviços de qualidade na edução, saúde e infraestrutura”, destaca.

Ele destaca que a união de muitas mãos foi necessária, contribuindo para atingir o padrão que Rio dos Cedros comporta hoje. “Parabenizamos a cidade pelos 57 anos de emancipação política. Aproveitando o clima festivo, também deixo meus votos de feliz Natal, de paz e esperança, e um abençoado 2019 com muita prosperidade a todos”,

De distrito a município

Desde o início da imigração até o ano de 1916, Rio dos Cedros dependia praticamente em tudo de Blumenau. Lá estavam a Prefeitura Municipal, o Fórum, o Cartório, a Delegacia de Polícia e toda a máquina administrativa do Médio e Alto Vale do Itajaí.

Em 1916, Rio dos Cedros foi elevado a Distrito, com o nome de Encruzilhado e Germano Bona foi nomeado seu primeiro intendente. O novo distrito funcionou provisoriamente na casa particular do próprio intendente até o ano de 1921.

Nesse mesmo ano, o então Prefeito de Blumenau, Kurt Hering construiu o prédio da Intendência em terreno doado por João Longo. Pelo Decreto Estadual de 28 de fevereiro de 1934 foi criado o município de Timbó, e o Distrito “Encruzilhada” passa a denominar-se Arrozeira, devido a inauguração do canal que traz água do rio para irrigação dos arrozais.

Finalmente, pela Lei Estadual nº 793, de 19 de dezembro de 1961, foi criado o município de Rio dos Cedros, desmembrado de Timbó.