Férias no Museu dá início às ações dos 150 anos de Timbó

Os três museus do município abrem suas portas para receber o público infanto-juvenil

14/01/2019 - 16:29 hs
Foto: Divulgação/Prefeitura de Timbó

Abrindo o calendário de eventos do sesquicentenário de Timbó, a Prefeitura, por meio da Fundação Cultural de Timbó, apresenta o projeto cultural “Férias no Museu”. Os três museus do município – Museu do Imigrante, Museu da Música e Museu Casa do Poeta Lindolf Bell, abrem suas portas nos meses de janeiro e fevereiro de 2019 para receber o público infanto-juvenil em atividades exclusivas. A programação gratuita terá início na próxima quarta-feira, dia 16.

Oficinas, contação de histórias e atividades lúdicas fazem parte do “Férias no Museu”, voltado a crianças a partir dos três anos de idade. Jorge Ferreira, presidente da Fundação Cultural de Timbó (FCT), explica que o projeto tem o objetivo de desenvolver práticas culturais, além de reviver jogos e brincadeiras de gerações passadas. “O projeto é também uma oportunidade de as famílias estarem mais próximas, em momentos de aprendizado e diversão”, ressaltou Ferreira.

Museu da Música

O Museu da Música irá desenvolver duas atividades diferentes: Oficina de Confecção de Instrumentos de Percussão e Oficina de Atividades Lúdicas.

A Oficina de Confecção de Instrumentos de Percussão é voltada para crianças a partir de cinco anos que queiram confeccionar seu próprio instrumento musical e conhecer o acervo do museu. O objetivo é mostrar as possibilidades de reutilização de materiais que iriam para o lixo, estimulando as crianças a criarem seus próprios instrumentos de percussão e, consequentemente, estimulando-as ao interesse pela música.

A confecção dos materiais inclui pau de chuva e chocalhos, que serão ofertados. Após a montagem dos instrumentos, as crianças participarão de uma socialização e poderão levar os instrumentos confeccionados para casa. A Oficina de Confecção de Instrumentos de Percussão acontecerá nos dias 22, 25 e 30 de janeiro.

Já a Oficina de Atividades Lúdicas acontecerá no mês de fevereiro, nos dias 05, 08 e 13, e será voltada à grupos de crianças de 03 a 04 anos de idade com atividades que desenvolvem a musicalidade e a percepção, como a musicalização de histórias, a altura do som, atividade com balão e conhecendo os instrumentos musicais.

O foco da oficina são os Núcleos de Educação Infantil (NEIs) do município, que serão atendidos mediante agendamento.

Museu do Imigrante

O Museu do Imigrante irá desenvolver a atividade Caixa de Brinquedos entre os dias 16 de janeiro e 15 de fevereiro de 2019. O objetivo da ação é atrair as famílias, principalmente o público infantil entre 6 e 12 anos, para conhecer jogos e brincadeiras antigos.

A Caixa de Brinquedos consiste em dispor aos visitantes um conjunto de brinquedos e atividades comuns no início do século XX e final do século XIX. A intenção é relembrar os mais velhos e mostrar aos mais jovens algumas das brincadeiras e passatempos de um tempo onde a energia elétrica não era fator essencial para garantir a diversão das famílias. 

Além disso, todas as quintas-feiras durante o projeto, entre 14h e 17h, acontecerão oficinas de confecção de alguns brinquedos. Ao todo serão cinco brinquedos feitos com materiais acessíveis, cada um em uma oficina e em dias distintos.

Veja abaixo o cronograma:

Dia 17/01/2019 - Pião

Dia 24/01/2019 - Corrupio

Dia 31/01/2019 - Bilboquê

Dia 07/02/2019 - Peteca

Dia 14/02/2019 - 5 Marias

Museu Casa do Poeta Lindolf Bell

O Museu Casa do Poeta Lindolf Bell irá participar do projeto Férias no Museu desenvolvendo atividades lúdicas, como contação de histórias e brincadeiras, para crianças e adolescentes. No período entre 16 a 31 de janeiro, a programação será voltada ao público infanto-juvenil. Em fevereiro, do dia 1º ao dia 15, as atividades serão voltadas aos NEIs de Timbó.

O Museu dispõe de um espaço destinado para lanches e piqueniques, que devem ser trazidos pelos visitantes.